Embora muitas pessoas acreditem que investir dinheiro seja uma tarefa relativamente simples, é muito importante seguir alguns princípios básicos para ter sucesso. É preciso ter disciplina, criar estratégias, estabelecer objetivos e, sobretudo, entender com o que você está lidando.
Cuide bem do seu dinheiro! |
Invista em educação financeira: O investidor de sucesso deve investir primeiro em sua própria educação financeira para que tome decisões corretas, adequadas aos seus recursos e às suas expectativas.
Tenha uma estratégia: Você não deve apenas 'seguir o rebanho'. É necessário escolher quais motivos técnicos são realmente bons para você iniciar qualquer investimento em ações ou títulos.
Tenha disciplina: Investidores de sucesso geralmente estabelecem um valor fixo ou um percentual de sua renda mensal para investir todo mês.
Seja Realista: Se um investimento tem um potencial de retorno alto, o risco de perda é igualmente alto. É importante saber quais são as taxas médias pagas por ativos de renda fixa e os retornos médios dos ativos de renda variável, fazendo análises e projeções baseadas nesses números.
Saiba diversificar: Estabeleça um percentual do capital a ser alocado em renda fixa e outro em renda variável. Da parte de renda fixa, você pode selecionar um determinado número de empresas e setores que garantam um bom equilíbrio na carteira e também diversificar entre títulos públicos e títulos privados de instituições diversas.
Tenha objetivos: Você tem que ter objetivos concretos ao investir. E eles podem ser muitos: ter uma reserva financeira que cubra tantos meses de despesas caso algo ruim aconteça; ter recursos para investir em educação, viagens e bens materiais; gerar recursos para iniciar um negócio próprio; garantir uma aposentadoria confortável e até mesmo antecipá-la.
Saiba o que você tem: De tempos em tempos é importante fazer um balanço dos investimentos, analisar cada ativo individualmente e ver o que vale a pena manter e o que descartar. Também é importante fazer periodicamente o balanceamento de carteira, ou seja, os ajustes necessários para que a carteira de investimentos permaneça enquadrada nos percentuais de diversificação previamente determinados. Retirado do site
Tenha disciplina que logo você começará a acumular $$ |
Se você gostou desta postagem colabore clicando +1. Obrigado
Nenhum comentário:
Postar um comentário