domingo, 10 de julho de 2011

Suplementos Alimentares


Os suplementos alimentares são substâncias destinadas a oferecer um ‘auxílio’ em uma dieta alimentar. Os suplementos podem ser para inúmeras finalidades. Primeiramente, a palavra dieta quer dizer entre outras coisas, regra alimentar, controle do que é ingerido. Os suplementos servem para complementar algo que esteja faltando, ou também, para oferecer uma super-compensação de algum micronutriente (vitaminas e minerais) ou macronutriente (carboidratos, proteínas e lipídios).
Os suplementos polivitaminicos (Ex: Centrum) possuem diversas vitaminas em um único comprimido. Em uma dieta alimentar balanceada, este tipo de complemento não é necessário. O uso deste deve ser feito com muita atenção pois seu excesso (um único comprimido) pode sobrecarregar seu sistema renal, podendo causar algum mal a sua saúde. Procure um médico ou nutrólogo em caso de dúvida.Outro tipo bastante encontrado em farmácias e lojas especializadas são os hiper protéicos. Sua função é oferecer proteínas de alto valor biológico. Sua apresentação pode ser em pó ou em barra. O suplemento mais conhecido desta sessão é o famoso Whey protein. Esse produto é o mais consumido entre os praticantes de academia. Sua finalidade é promover uma reposição rápida das proteínas perdidas ao longo de uma sessão esportiva. Muitos atletas usam este produto para auxiliar no desenvolvimento de massa muscular. Seu custo pode variar entre R$ 50 até R$ 400 dependo do fabricante, tamanho.  É muito usado também por pessoas que fazem um baixo consumo de proteínas do tipo animal (carne de gado, frango, porco, ovos, leite, albumina...). Seu uso em excesso pode causar diversos males a sua saúde. Uma forma similar de encontrar as proteínas é fazendo uso dos suplementos a base de aminoácidos ramificados (BCAAs).A albumina é outro tipo de suplemento de proteínas. É encontrada na clara do ovo desidratada. Diferente do whey protein, sua absorção é lenta. A albumina se apresenta em pó. A vantagem de suplementos em pó é a praticidade do consumo, sendo necessário apenas água ou leite.

Um grande número de mitos que temos, infelizmente, são os suplementos destinados ao emagrecimento. Nesta linha, possuímos as mais diversas substâncias, tais como L-carnitina, CLA, Thermogênicos. Sobre os dois primeiros mencionados, já existem alguns estudos científicos disponíveis na literatura. Entretanto, ainda não há nada comprovando sua eficácia. O que se sabe empiricamente (a partir de tentativa e erro), é que para algumas pessoas esses podem apresentar algum pequeno resultado. Mas isso varia de metabolismo para metabolismo. Já os thermogênicos apresentam uma particularidade: seu uso promoverá uma aceleração em todo seu metabolismo. Sua freqüência cardíaca ficará aumentada. Dessa forma, é necessário consultar um especialista. A creatina é outro suplemento presente no meio esportivo. Diversas modalidades como atletismo, ciclismo, natação, musculação fazem uso do mesmo. Essa substância é a mais estudada e seu uso até hoje causa controvérsias quanto a sua funcionalidade e à fase de saturação. O que acontece é que a creatina já é produzida naturalmente pelo nosso organismo e está muito presente em carnes vermelhas. Dessa forma, em lugares como o Rio Grande do Sul, muitas vezes com a própria alimentação, já atingimos o máximo que o organismo pode armazenar. Além disso, muitas pessoas fazem a administração da creatina de forma ‘cíclica’ (tomar 2 meses e parar 2 meses, por exemplo). A fase de saturação é caracterizada pela ingestão durante 5 a 7 dias aproximadamente (20g/dia). Durante o período de manutenção, 5 gramas já são suficientes.Hipercalóricos são usados muitas vezes por pessoas que buscam aumento de peso. É usado também em casos nos quais uma refeição sólida não é possível. Este suplemento pede uma atenção especial pois uma dose do produto pode conter até 1000 kcal, o que pode representar até 50% do consumo diário de uma mulher de 65kg e aproximadamente 25 anos de idade.Um cuidado especial que quero deixar para vocês é que antes de escolher o produto, escolha o fabricante. Aqui no Brasil a ANVISA (órgão fiscalizador) não tem um critério especifico para que uma marca de suplementos cheguas prateleiras, diferentemente dos Estados Unidos. Eu particularmente confio mais nas marcas importadas.

#FICADICA: Suplementos podem ajudar em alguns casos então cuidado pois talvez não seja para você. Para ter certeza procure quem entende do assunto um nutricionista ou um nutrólogo (médico nutricionista).
Se você gostou desta postagem colabore  clicando +1. Obrigado 

2 comentários:

  1. Bernardo, parabéns pelo blog, como teu aluno, sei como gosta de tudo o que faz, teu trabalho tem que ser dividido com outras pessoas, eu quero sempre ter a vida saudável q tenho depois q comecei a treinar. Parabéns e muito sucesso. Marco Antonio dos Santos.

    ResponderExcluir
  2. Marquinhos, é um prazer ENORME ter um aluno focado, determinado! ISSO FAZ TODA DIFERENÇA NO MEU TRABALHO

    Obrigado pela confiança e pelo carinho. CONTE SEMPRE COMIGO nesta caminhada por uma vida saudável!!

    VIVA EM MOVIMENTO!! Um abração, Bernardo Stern

    ResponderExcluir