Estudos recentes da neurociência sugerem que revisemos os novos aprendizados em até 48h após o primeiro contato com a informação. Assim como esta dica, existem outras importantes para aprender com eficiência:
Usar todos os sentidos para aprender: Estimular os diferentes sistemas sensoriais (visão, olfato, paladar, audição e tato) no ambiente de aprendizagem favorece a formação mais robusta e fixação de novos neurônios no hipocampo.
Elogios e recompensas: Reforçar o aprendizado pode desencadear prazer diante do acerto e aumenta a expectativa de retorno positivo.
Dormir é fundamental: Dormir bem e por tempo suficiente para que o cérebro processe os aprendizados do dia. Passar a noite estudando sem dormir reduz o aproveitamento do estudo, por exemplo.
Estimular os dois lados do cérebro: Antes de estudar, faça algo que estimule os dois hemisférios cerebrais. Assim você aumentará bastante a predisposição para a realização das associações necessárias. Para isto basta que você use os 2 lados do corpo. Ex: Jogar a bolinha de uma mão para outra.
Despertar o corpo e acordar a mente: A estimulação motora e de sensações favorece a aprendizagem. Quando o intelecto estiver sendo muito requerido, o ideal para manter o rendimento é intercalar atividades motoras com sensoriais.
Aula dada, aula estudada: A transmissão neural das sinapses dos neurônios envolvidos em um aprendizado é fortalecida com o uso repetido. Revisar o que se aprendeu em até 48h formará memórias mais robustas e fáceis de evocar.
Descansos programados: Faça intervalos regulares. Caso contrário, certamente seu cérebro o fará por você. Muitas vezes, mudar o foco já pode ser o suficiente (trocar de matéria, por exemplo).
Indicações:
Crianças: a cada 20 minutos
Adolescentes: a cada 60 minutos
Jovens e Adultos: a cada 90 minutos
Programar o sucesso: Incentive seu aluno a imaginar do jeito que quer ser. Motivar psicologicamente facilita a concentração e evita situações como os famosos “brancos de memória”
Ofereça bons modelos: A modelagem é uma forma extremamente eficaz na aprendizagem. Pais e professores são os maiores modelos para os jovens. Portanto, seu aluno irá se espelhar em você como modelo de: a)OR-GA-NI-ZA-ÇÃO; b)Congruência c)Prazer em executar tarefas d)Prazer em viver
Organizar o estudo em itens e revisar: Ao estudar a aula dada, identificar as palavras-chave e organizar o conteúdo em itens (mapa mental) auxilia o processo de assimilação do aprendizado, além de facilitar uma revisão posterior.
“Se você quer ser bem sucedido, precisa primeiro ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo. Em tudo na vida você tem que dar o seu melhor, andar na conquista da perfeição"(Ayrton Senna)
#FICADICA: Lembre-se: Treinadores são exemplo!
Identifique o que você ainda está fazendo,e então faça. Dessa forma, com certeza seus resultados irão melhorar de uma forma que você não imagina!
Se você gostou desta postagem colabore clicando +1. Obrigado
Nenhum comentário:
Postar um comentário