sábado, 8 de outubro de 2011

Exercício à dois

Dick e Rick Hoyt
A correria do dia a dia é quase sempre cruel quando o assunto é a qualidade na convivência afetiva. Horários desencontrados, cansaço, estresse e falta de tempo são os principais vilões dos casais que, em muitos casos, se comunicam principalmente através de e-mails e bilhetes. A possibilidade de praticar uma modalidade esportiva a dois tem sido a grande saída para os enamorados que – em meio a tanta correria – deixam de compartilhar momentos saudáveis e prazerosos. Além de todos os benefícios físicos e hormonais, a prática da atividade física realizada com o(a) parceiro(a) possibilita o lazer lúdico e o ganho de saúde – além de produzir estados de relaxamentos, prazer e alegria devido ao aumento da endorfina no sistema orgânico.
Os casais, com o tempo, tendem a deixar de lado os momentos lúdicos, engraçados e divertidos. Pressionados por demandas profissionais, econômicas, familiares, não encontram maneiras para deixar de lado as tarefas e responsabilidades – sempre presentes na rotina do relacionamento. O importante é dar uma força para o outro. Especialmente naqueles dias em que a preguiça tende a imperar. Em momentos assim, vale muito aquele incentivo e motivação para levantar do sofá e se preparar para a aula. Por outro lado, deve-se tomar cuidado com a possibilidade de dependência na prática de exercício físico. Às vezes, por conta de diversos fatores, um dos dois não poderá comparecer a aula. O que ocorre, na maioria dos casos, é a desistência daquele(a) que iria sozinho com a desculpa (quase sempre em boa hora) que ficou com preguiça e acabou dormindo. A atividade física deve ser, antes de tudo, uma opção e decisão individual que, realizada a dois, com responsabilidade, segurança e prazer tende a gerar ainda mais benefícios para o casal. É muito importante que o casal tenha os mesmos cuidados com o corpo, aparência, saúde, e auto-estima. Até, quando estamos bem internamente, certamente haverá reflexo positivo na relação. Afinal, o processo de amar o outro passa, inevitavelmente, pelo cultivo e desenvolvimento do amor-próprio. Dar o primeiro passo na direção de uma prática esportiva a dois é sempre momento mais difícil de ser vencido. A partir do instante em que o casal se permite esta experiência e a cultura, sentirá os benefícios inegáveis desta experiência agradável e que tantas emoções e sensações positivas agrega para o convívio diário.
Exercite-se à dois, você vai gostar!
Já existem casais buscando psicólogos do esporte para auxiliarem na preparação para maratonas e outras provas físicas que exigem preparação não só física  como mental também. É legal também destacar que em muitos casos a família toda participa em conjunto, obviamente respeitando a condição física, idade e objetivos de cada um. O importante é descobrir que não apenas um belo pacote de pipoca para assistir um filme bacana represente a única chance de convivência e lazer de um casal. Vocês podem começar com uma caminhada leve, num parque, observando a paisagem, sentindo e ouvindo a natureza. 
#FICADICA: Procure hoje mesmo seu melhor amigo, namorado, vizinho, pai ou até mesmo seu cachorro e saia para rua para correr, caminhar, andar de bicicleta, ginastica e divirta-se com saúde. Vamos despertar o corpo para acordar a mente? por Bernardo Stern.
Se você gostou desta postagem colabore  clicando +1. Obrigado 

Um comentário:

  1. Realmente é bárbaro, ver casais praticando alguma atividade física juntos, e a preocupação que tenho observado um com outro em alguns alunos de dança, me encantam. O importante é ser feliz seja qual for a atividade física escolhida, melhor ainda se for um exercício físico. Com certeza é um grande trabalho que auxilia na qualidade afetiva do casal.

    ResponderExcluir