|
Plataforma instável |
Sabemos que com o passar dos anos, nosso corpo, tanto a parte de sistema nervoso central como a parte motora acabam por lentamente irem diminuindo suas funções. Isso é algo natural da vida, entretanto, hoje em dia é possível que com algumas poucas e boas ferramentas atrasemos de forma expressiva o que chamamos de envelhecimento. Assim que passamos pela idade adulta e caminhamos em direção a melhor idade, diversos fatores fazem com que teoricamente tenhamos que abandonar atividades que antes fazíamos tranquilamente. Aqui vai uma boa notícia para você que já parou para se pensar nisso. Hoje em dia, existem diversas maneiras de adiar em alguns anos, senão décadas essas ‘limitações’ impostas pelo passar dos anos.
|
Equilíbrio em uma perna. |
Uma modalidade que está em ascensão é o treinamento de propriocepção, que visa estimular o corpo a reagir melhor a situações de desequilíbrio, o que na vida real se traduz por diminuir a probabilidade de quedas. Através de exercícios que geram uma instabilidade calculada e assim trabalha a capacidade de se equilibrar melhor no ambiente. O termo propriocepção se refere a um conjunto de sensores espalhados nos músculos, tendões e articulações, que assegura um contato mais harmônico do organismo com o espaço. Treinos de três a cinco vezes na semana com duração de trinta minutos já garantem bons resultados. Porém, é importante mencionar que melhores resultados são obtidos se associado à prática de musculação. Para se ter uma idéia um exercício básico como equilibrar-se em um pé só, pode tornar-se um exercício muito mais complexo simplesmente fechando os olhos. Ou ainda, se realizado sobre bases instáveis como colchonetes, bolas, fitas elástica, sem falar em movimentos mais dinâmicos. Na próxima atualização do blog irei trazer informações sobre a modalidade criada a mais de 1000 anos na China, o Tai Chi Chuan.
|
Prancha com duas bases de apoio |
#FICADICA: Pense no que você quer ser quando estiver aposentado e como quer se sentir. Tenho certeza que você vai querer ser indepente como é hoje, portanto, muito cuidado com os hábitos que você está cultivando. Talvez esses hábitos que hoje você pratica não lhe ajudarão no futuro. Portanto a hora da mudança é AGORA!
topppppppp
ResponderExcluir