Tarahumaras |
Você sabe o que é um Tarahumara? Pois é, fique tranquilo se você não sabe o que é. Eu descobri hoje a tarde assistindo a um documentário no Discovery Chanel e fiquei muito surpreso com as informações que vi, por isso estou trazendo pra você em primeira mão. Eles são seminômades e se destacam principalmente por serem capazes de percorrer até 700km correndo em apenas dois dias. E o que chama mais atenção é o fato de eles fazerem o percurso descalços! Você acredita nisso?
Os Tarahumaras são índios que vivem na Serra Madre Ocidental no Noroeste do México. São apenas 70.000 índios que mantem as mesmas tradições desde o ano de 1600. Eles fazem parte da linhagem indígena asteca Uto e estão estreitamente relacionados com os Apaches do sudoeste dos Estados Unidos. A área onde vivem é extremamente difícil, uma cadeia de cinco desfiladeiros profundos, rodeado por altas montanhas com quase 2.000 m de altura. Três dos cinco cânions são mais profundos que o Grand Canyon dos Estados Unidos. O terreno é muito acidentado e nunca foi completamente mapeado e explorado. Os Tarahumaras são seminômades e habitam em cavernas e fendas naturais uma parte do ano.
São os melhores corredores de longa distância do mundo!
Estudos realizados pela Universidade do Arizona afirmam que eles são naturalmente os melhores corredores de ultramaratonas do mundo. Em suas atividades normais diárias correm em média 26 km por dia. Para esses índios, correr é mais do que esporte, a corrida é literalmente a vida. Eles vivem em terras muito acidentadas e viagens de carroça ou cavalo normalmente são impraticáveis. É normal correrem de 50 a 60 km num dia.
O sistema de caça deles é diferente dos geralmente praticados. Eles se destacam não pela velocidade, mas sim, pela resistência. Para capturar animais silvestres como veados, perus selvagens e coelhos, usam a tática de perseguir os animais até que estes caiam de cansaço. Sua alimentação também chama a atenção como constatam os estudos médicos sobre a resistência dos Tarahumaras. Ela esta baseada mais no condicionamento do que na hereditariedade, e as duas causas principais para sua incrível resistência seja o condicionamento físico e importância cultural. Alguns estudos destacam a importância de sua alimentação, baseada no milho, e chama a atenção o hábito de ingerirem uma grande quantidade de uma bebida que poderia ser chamada de “cerveja de milho”. Estes índios são muitos distintos socialmente. Eles não valorizam o dinheiro e coisas materiais. São tímidos, sensíveis e vivem isolados mesmo dentro da própria casa. O Tesguinado é o evento social mais importante além das competições que envolvem corridas. Nestas ocasiões bebem grandes quantidades de tesguino, a cerveja de milho, até ficarem intoxicados. Em seu ambiente natural costumam correr descalço ou uma sandália feito de forma artesanal, com um solado de borracha de pneu velho. Retirado do site.
Se você gostou desta postagem colabore clicando +1. Obrigado
Nenhum comentário:
Postar um comentário