segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Chimarrão

Chimarrão:
500 anos de tradição
Saudações amigos leitores, hoje meu post será para reverenciar um dos maiores símbolos do nosso estado, o bom e amargo chimarrão, carinhosamente chamado de mate pelos apreciadores desta bebida. O chimarrão é sem dúvida um dos mais característicos costumes da tradição do Rio Grande do Sul, tão importante que em 20 de junho de 2003, o então governador, Germano Rigotto, sancionou a lei nº 11.929 onde o chimarrão é a bebida símbolo do RS. O dia de comemorar é 24 de abril. O motivo de eu querer trazer para você esse assunto é o fato de ser apreciado tanto no verão quanto no inverno, acredite se quiser. Mesmo em pleno sol  escaldante de Porto Alegre, todos os finais de semana os parques ficam tomados por pessoas que consomem tanto sozinhos como em grupos. Eu mesmo sempre que posso faço minhas atividades em casa como trabalhos, estudos ou mesmo ouvir música com meu fiel companheiro. Em algumas oportunidades tomo com minha irmã ou com meu pai. Sempre que possível eu reúno alguns amigos para jogar conversa fora e também apreciar o saboroso chimarrão. 
Conheça cada parte do "chimas"
Além de ser uma excelente maneira de estar com pessoas queridas como filhos, pais, amigos, de uma forma geral, o chimarrão tem incríveis propriedades medicinais comprovadas: Diminuem os triglicerídeos e colesterol, atua como estimulante físico e mental, combate aterosclerose, é um ótimo antioxidante, entre outras. Tenho certeza que você acabou de descobrir que o chimarrão é muito mais do que um simples hábito social,  ele é  uma bebida que pode melhorar o funcionamento do seu corpo. Trazendo um pouco da sua origem, a palavra mate deriva do quíchua mati através o espanhol mate que designa a Cuia, ou seja, o recipiente onde o chá era bebido ou sorvido por um canudo (bomba). A primeira observação sobre o uso da erva-mate foi feita em 1554 pelo general paraguaio Irala e seus soldados, os quais constataram que os índios do Guairá faziam uso generalizado de uma bebida feita com folhas de erva-mate fragmentadas, tomadas num pequeno recipiente, por meio de um canudo de taquara, em cuja base existia um trançado de fibras impedindo a passagem de fragmentos de folhas. 
Existem vários tipos de erva mate elas vão de bem suaves até bem amargas. Elas podem ser moída fina, moída grossa ou nativa. Sem falar nas puras folhas. Eu, particularmente sempre compro minha erva mate fresquinha no mercado público de porto alegre costumo pedir na banca que frequento sempre 1quilo  de Tertúlia, Lago Verde ou Vier moída grossa e em média trezentos gramas de pura folha também chamada de Martin Fierro. Parte das informações retiradas de Escoladochimarrão.
#FICADICA: Se você nunca tomou está bebida aqui vai 10 mandamentos para você não ter problemas em nenhuma roda de chimarrão:  1- Não peças açúcar no mate, 2- Não digas que o chimarrão é anti-higiênico, 3-Não digas que o mate está quente demais, 4- Não deixes um mate pela metade, 5- Não te envergonhes do “ronco” no fim do mate, 6- Não mexas na bomba, 7 - Não alteres a ordem em que o mate é servido, 8 -Não durmas com a cuia na mão, 9 - Não condenes o dono da casa por tomar o primeiro mate,  10- Não digas que o chimarrão dá câncer na garganta. Por Pércio de Moraes Branco.
Conheça os mais de 30 tipos de chimarrão


Nenhum comentário:

Postar um comentário