terça-feira, 24 de abril de 2012

Somatotipo

A base do estudo da somatotipologia, se baseia no princípio que, não existem dois indivíduos exatamente iguais, ou seja, cada indivíduo apresenta uma série de características morfológicas, fisiológicas e psicológicas, que os distingue dos demais. Estas variações na constituição corpórea dos indivíduos decorrem da diferença de constituição individual. A constituição individual está ligada, a o que chamamos hoje de somatotipologia.A Somatotipologia pode ser definida como: "o estudo das qualidades que caracterizam cada indivíduo, levando em consideração seus aspectos físicos e psicológicos”. Segundo ASTRAND (1980), somatotipo refere-se à classificação física do corpo humano, relacionando a estrutura corporal. Sua determinação pode ser feita de várias maneiras, sendo que a mais difundida é através de medidas antropométricas.
  • Todos os indivíduos são diferentes; não há duas pessoas iguais;
  • O mesmo indivíduo é diferente de si mesmo em momentos diferentes;
  • Apesar das diferenças entre os indivíduos há semelhanças que permitem grupá-los em “tipos”;
  • O somatotipo se altera da adolescência até a velhice;
  • O treinamento e a nutrição podem alterar ou manter um somatotipo;
  • Atletas excepcionais têm somatotipos que são limitados em sua distribuição;
  • Somatotipo e flexibilidade não se relacionam;
Modelo Endomorfo
1-Endomorfia: Representa as quantidades relativas de gordura, que tem como principal característica o arredondamento das linhas corporais. Não apresenta relevo muscular. O endomorfo dominante caracteriza-se pela obesidade plena, os diâmetros ântero-posteriores e os diâmetros laterais tendem a se igualar na cabeça, no pescoço, no tronco e nos ombros. Percentual de gordura localizada na região abdominal é grande e também na cintura escapular. Um arredondamento na cintura pélvica também é notado.

2-Mesomorfia: Representa a quantidade relativa da musculatura esquelética, tem com característica um corpo anguloso dotado de um grande desenvolvimento muscular com um grande tônus muscular. Os ossos são largos. As características marcantes deste tipo são: aespessura do antebraço e o diâmetro do pulso, da mão e dos dedos. O tórax é bem desenvolvido e a cintura é delgada. Os ombros são largos
e o tronco é geralmente ereto, tendo o trapézio e os deltoides bem desenvolvidos. Os músculos abdominais são geralmente espessos. Uma concavidade nos glúteos, lateralmente, é notada. O aspecto da pele é espesso.

3-Ectomorfia: A linearidade, a fragilidade e a delicadeza corporal são uma de suas características. Os ossos são pequenos e muito delgados. Os ombros caídos são frequentemente dos ectomórficos. Os membros são relativamente longos em relação ao tronco, não significando necessariamente um indivíduo de estatura elevada. O abdome e acoluna são achatados, muitas vezes uma cifose torácica é acentuada.Os ombros são, na maioria das vezes, estreitos e lhes faltam relevo muscular. Não há relevo muscular em qualquer parte do físico. 

Obtenha mais informações no artigo: Link
#FICADICA: Antes de você querer ficar extremamente musculoso (a), ficar magérrimo, ou engordar, convém analisar seu somatotipo, pois existem intervenções próprias para cada biótipo. Um jargão clássico:  Quem nasceu para ser lagartixa nunca vai virar jacaré!
Se você gostou desta postagem colabore clicando +1. Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário