sábado, 7 de abril de 2012

Tipos de gorduras

Escolha a melhor opção.
Boa tarde prezado seguidor do blog, é ótimo ter você aqui comigo... Já faz um tempo que quero trazer essa informação pra vocês e agora finalmente consegui um site que confio para usar como referência. O assunto de hoje é sobre os tipos de gorduras. Existem quatro tipos delas sendo duas boas e duas ruins. As gorduras são de fundamental importância para nosso organismo. Os lipídios são fornecedores de calorias (energia) e de ácidos graxos, substâncias muito importante em nosso organismo, quando consumidas na quantidade certa e sem exageros. Eles auxiliam na absorção das vitaminas A, D, E, e K. 
Fique atendo e cuide da sua saúde!
  Os óleos utilizados em nossa alimentação desempenham funções essenciais no organismo tanto para nossa saúde cardiovascular, quanto do nosso sistema imune e reprodutivo. Dois tipos de ácidos graxos são fundamentais: o linoleico e o linolênico, pois não são fabricados por nosso organismo. Assim, devem vir obrigatoriamente de fontes alimentares. Sua importância é tamanha que a recomendação de lipídios na dieta é de cerca de 30% de todo o consumo de alimentos. Os ácidos graxos que compõem os lipídios podem ser de vários tipos: Os graxos benéficos [monoinsaturados (ômega 9) e os poli-insaturados (ômega 3 e 6)] e os ácidos graxos prejudiciais [gordura trans. e ácidos graxos saturados]. Retirado de site 1 e site 2
  • Os ácidos graxos monoinsaturados são as gorduras boas e protetoras, pois ajudam a reduzir o colesterol total e o LDL do sangue, os deixando depositar nos vasos sanguíneos e consequentemente diminuindo a aterosclerose e melhorando a circulação. Por isso são conhecidas como “amigas do coração”. Podem ser encontrados no azeite de oliva, alguns óleos vegetais, azeitona, castanhas, nozes, abacate, pistache e amêndoa.
  •  Os ácidos graxos poli-insaturados também são “amigos do coração”, pois proporcionam uma boa função sanguínea e auxiliam a combater inflamações. Eles são muito importantes para o bom crescimento das crianças e podem ser encontrados nos óleos vegetais e em pequenas quantidades na gordura da carne e do leite. 
  • Os ácidos graxos saturados (gorduras ruins) são aquelas gorduras que, em temperatura ambiente, ficam sólidas e provêm de fontes de gorduras animais, exceto o óleo de coco e de dendê, que é liquido em temperatura ambiente e tem origem vegetal. O consumo em excesso aumenta o colesterol total e o LDL (colesterol ruim) e diminuem o HDL (colesterol benéfico). Por isso devem evitados e ingeridos em pouquíssimas quantidades. As fontes são: banha, bacon, óleo de coco e de dendê, carnes gordas, óleos vegetais utilizados várias vezes, manteiga e alguns queijos. 
  • Os ácidos graxos trans. (gorduras ruins), também chamados de gorduras hidrogenadas aumentam o LDL (colesterol ruim) e diminuem o HDL (colesterol bom). São encontrados em vários produtos industrializados como margarinas, biscoitos, chocolates, sorvetes, pães, molhos, cremes e sobremesas prontas e maioneses, pois são substitutos industriais da gordura animal, mas seus malefícios podem ser até piores que os acarretados pelas gorduras saturadas.

Fonte da Gordura
Valor Calórico
Informação técnica
Óleo de Soja
1 colher de sopa (15 gramas): 135 kcal,
Sendo 3,75 g de monoinsaturados, 2,25g de saturados, 9g de poliinsaturados
Óleo de Canola

1 colher de sopa (15 gramas): 135 kcal
Sendo 1,05g de gordura saturada. Também contém 1,65g de ácidos graxos ômega-3, substância anti-inflamatória.
Óleo de girassol

1 colher de sopa (15 gramas) 124,2 kcal

Sendo 1,5 gramas de ácidos graxos saturados. O óleo de girassol é rico em vitamina E, um antioxidante que ajuda a proteger os danos celulares. É rico nos ácidos graxos insaturados ômega-3, 6 e 9.
Óleo de amêndoas

1 colher de sopa (15g): 124,2 kcal
Sendo 1,2 gramas de ácidos graxos saturados

1 colher de sopa fornece 135 calorias, e 15g de gorduras
Sendo 2,2gramas de ácidos graxos saturados. Extraído a partir de azeitonas frescas, ele requer menor pressão e baixas temperaturas durante a prensagem. Não é particularmente rico em ômega-3, porém seu conteúdo de lipídos monoinsaturados, principalmente o ácido oleico o torna um ótimo protetor contra doenças coronarianas.
Óleo de Coco

1 colher de sopa fornece 135 kcal, e 15 gramas de lipídios
Sendo 13,9 gramas saturadas!
Abacate

1 colher de sopa fornece 135 Kcal
- 15 gramas de lipídios sendo 2 gramas de gordura saturada.

Pare de temer esta fruta, 70% de seus lipídios são ácidos graxos monoinsaturados (como no azeite). Além disto, o abacate é rico em beta-sitosterol, que reduz o colesterol LDL. Também é rico em luteína, um nutriente que protege contra catarata. Tem ainda vitamina E (um antioxidante) e potássio.
#FICADICA: Todos os  óleos, frescos e extraídos a frio são as melhores opções. Além disso, de preferência escolha garrafas marrons ou verdes, pois evitam o contato do produto com a luz. Também evite o superaquecimento dos óleos para prevenir as que suas propriedades benéficas sejam conservadas. De uma forma geral o azeite de oliva é a melhor opção, pois contêm fito nutrientes, substâncias que mantém fígado, vesícula e os sistemas imune, digestivo e cardiovascular em dia. compre sempre extra virgem e fique atento a acidez, quanto menor melhor. a pior opção é a gordura de côco. Procure um especialista antes de iniciar qualquer intervenção.
Se você gostou desta postagem colabore clicando +1. Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário