sábado, 22 de setembro de 2012

Dia mundial sem carro

O blog VEMSAÚDE
Abraça esta causa!
Nove automóveis por minuto são vendidos no Brasil. Cerca de 5 milhões de brasileiros que compraram carro neste momento, há 10 anos andavam de ônibus. Seja pelo incentivo do governo federal com a redução dos impostos para compra de automóveis, pelo aumento no padrão de consumo dos brasileiros ou pela precariedade de alternativas à mobilidade urbana no país, o fato é que aumenta cada vez mais o número de carros nos perímetros urbanos. Para alertar sobre a necessidade de inverter esta lógica e aumentar os investimentos em transportes coletivos ou sustentáveis, diversas ações estão programadas para este sábado, 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro. O movimento começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20 e vem se espalhando pelo mundo. Trata-se de um manifesto sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis, entre eles a bicicleta.Em Porto Alegre, a partir das 9 horas deste sábado (22), ciclistas se reunirão no Parque Farroupilha, a Redenção. Os ativistas de bike escolherão na hora um roteiro para pedalar pela cidade, em prol de melhorias na infraestrutura do município para o uso da bicicleta. Boa parcela dos ciclistas da capital gaúcha já pedala uma vez por mês de forma coletiva para pedir uma convivência mais pacífica no trânsito, no ato conhecido mundialmente como Massa Crítica.
Começa aluguel de bicicletas em Porto Alegre
Começou hoje (22/09/2012)
o sistema de aluguel de bike-PoA!
O serviço que foi inaugurado esta manhã, conta com 50 bicicletas em cinco estações: no Largo Glênio Peres/Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Usina do Gasômetro e Câmara de Municipal de Vereadores. A retirada custa R$ 5 e pode ser feita entre 06h e 22 horas. Os que preferirem pagar R$ 10 para uso o mês inteiro, devem fazer o cadastro no site BikePoa. O cadastramento começou na última quinta-feira (20) e permite o usuário alugar as bicicletas por meio do pagamento em cartão de crédito. A retirada nas estações é mediante ligação telefônica para o Portal de Voz ou via aplicativo do smartphone. A EPTC informa que até sexta-feira (21) havia 700 cadastros para o aluguel de bicicletas. Para o ciclista que pedala na Massa Crítica, Renato Pecoitz, o sistema de aluguel de bicicletas deverá ser adequado. “Usar cartão de crédito, alugar por meio de celular ou ligações não sei se será a forma mais acessível. A Prefeitura está desenvolvendo políticas para os ciclistas, como esta e as ciclovias, sem ouvir os ciclistas. Nós temos como auxiliar nas ideias para a inserção das bikes no trânsito”, diz.

Ciclistas cobram mensalmente a redução de carros na capital gaúcha 
Todos dias deveriam ser
O dia mundial sem carro!
Todas as segundas-feiras, os integrantes da Massa Crítica se reúnem na Cidade das Bicicletas (Rua Marcílio Dias, 1901), para discutir a mobilidade urbana e o ativismo da bicicleta. Pecoitz defende que a conscientização que é feita no Dia Mundial Sem Carro é um momento importante para alertar a população a reduzir o número de carros nas ruas. “Carros tem que estar em estacionamentos. Espaços públicos tem que valorizar os pedestres e ciclistas. As datas-marco contribuem para propagar esta ideia. Sempre quando mudam as estações ou inicia um novo ano as pessoas fazem mudanças de comportamento e hábitos”, acredita. Conforme o Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV) da Secretaria do Meio Ambiente do RS, a frota circulante é de aproximadamente 4,6 milhões de veículos, sendo que destes, quase 2,9 milhões são automóveis; mais de 221 mil caminhões e o restante dividido entre camionetes, caminhonetas, ônibus e microônibus, com um crescimento médio de frota na última década de quase 6%. A capital, por sua vez, totaliza mais de 700 mil veículos, o que causa problemas de poluição sonora e ambiental. “Congestionamentos causam prejuízos ao meio ambiente devido à concentração de emissões de gases na atmosfera, o que contribui para o efeito estufa. No entorno da Estação Rodoviária, onde há convergências para acessos às principais ruas de Porto Alegre e ao Centro da cidade, temos constantes congestionamentos e uma forte redução da qualidade do ar”, explica o diretor técnico da Fepam, Rafael Volquind. Retirado do site
#FICADICA: APESAR DAS DIFICULDADES DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO NO BRASIL, PROGRAME SEU DIA DE MANEIRA QUE CONSIGA SE LOCOMOVER SEM TER DE FAZER USO DO SEU VEÍCULO MOTORIZADO. VOCÊ PODE LEVAR UMA VIDA MUITO MAIS SAUDÁVEL, BARATA E AJUDAR O MEIO AMBIENTE. TUDO É UMA QUESTÃO DE HÁBITO! COMECE HOJE MESMO A TRANSFORMAR SUA VIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário