quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sobrepeso e Obesidade: Como reverter?

Sempre da tempo para começar!
Como se reverte o processo de sobrepeso e obesidade? Será que caminhadas leves associadas a dietas restritivas, com base em carboidratos, resolveria o problema? Ou a solução seria a combinação de um treinamento com pesos, associada a uma atividade aeróbica, e a uma dieta com a correta distribuição entre carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, sais minerais e fibras?Não parece óbvio que a segunda opção é a correta? Pois é, mas existe uma falta de informação gigantesca nessa área que impossibilita milhares de pessoas de atingirem seus objetivos. A questão não se resume em “o que fazer”, mas principalmente em “como fazer”. Em academias de ginásticas, observo o obeso ser orientado a fazer apenas atividades aeróbicas. Quanto à dieta, a contagem de calorias ainda é o fator determinante. Parte-se do princípio que ingerindo menos calorias do que se gasta, ocorrerá perda de peso corporal. Não é a toa que a dieta de contagem de pontos ficou tão famosa, pois esse sistema “facilita” a contagem de calorias.Mas será que todas as calorias são iguais? Calorias provenientes de proteínas seriam iguais a calorias oriundas de carboidratos? Ou ainda, perder peso corporal é igual a perder gordura corporal? Independentemente do objetivo, reduzir 5 kg, 50 kg, 100 kg de gordura corporal, devemos sempre preservar a massa magra da pessoa. Para isso, atividade aeróbica associada a uma dieta restrita, baseada em contagem de calorias, não será o suficiente. Cada nutriente tem a sua devida função e característica, devendo ser distribuído na dieta de cada pessoa de maneira individualizada.Caminhar três vezes por semana e fazer uma dieta à base de: bolacha de água e sal com margarina light e suco pela manhã; fruta ou barra de cereal nas refeições intermediárias; três colheres de sopa com arroz, meia concha com feijão, um bife do tamanho da palma da mão acompanhado de salada e suco no almoço; sopa de vegetais no jantar; e um copo de leite antes de dormir, é uma programação que poderá até lhe dar resultados à luz da balança, mas que não mudará sua composição corporal de maneira significativa. Portanto, além de introduzir o treinamento com pesos, associado com exercícios aeróbicos desde o início do processo, algumas medidas dietéticas devem ser adotadas.
Fracione sua alimentação!
Coma de 3 em 3 horas
Parece simples, mas necessita de mudança de hábitos. Devemos ingerir os nutrientes adequados, distribuídos entre cinco e seis refeições ao dia. Por conveniência, sugere-se o intervalo de três horas entre cada refeição.

Ajuste a ingestão do carboidrato de acordo com seu gasto energético!
Em nosso país, os carboidratos constituem a base da nossa alimentação. Associado a um estilo de vida cada vez mais sedentário, eles vêm contribuindo para que mais da metade da população apresente algum tipo de sobrepeso, pelo simples fato de que consumimos mais energia do que gastamos. A regra é simples: o que você vai fazer nas próximas três horas? Vai para a academia de ginástica ou fazer alguma outra atividade que proporcione maior gasto de energia? Então, você deve sim ingerir um pouco mais de carboidratos, dando preferência para boas fontes, como arroz integral, batata doce, macarrão integral, pão integral, aveia e frutas. Vai trabalhar sentado, assistir televisão ou ler um livro? Reduza a ingestão desse nutriente! Como regra simples, em dois momentos do dia, podemos ingerir um pouco mais de carboidratos: logo ao acordar e na refeição antes de praticar exercícios, principalmente se for o treino de musculação! Alguns treinadores e nutricionistas utilizam com sucesso a técnica de restringir o consumo de carboidratos antes do treinamento aeróbico quando o objetivo é reduzir a gordura corporal. Mas essa prática não deve ser realizada quando o objetivo é melhora da performance no exercício.

Consuma proteínas em todas as refeições diárias!
Proteína de alto valor biológico 
Em nossos hábitos culturais, não temos o costume de ingerir grande quantidade de alimentos fonte de proteínas, como carnes e ovos em alguns períodos do dia, como no meio da manhã e no meio da tarde, por exemplo. Mas para obter o resultado esperado deve-se ingerir esse nutriente em todas as refeições diárias! Portanto, o que fazer? Se você conseguir introduzir peito de frango ou claras de ovos nas refeições intermediárias, pronto, seus problemas acabaram! Mas se você não possui esse hábito - como a maior parte da população em nosso país - podemos lançar mão da tecnologia de alimentos para isso. Em vez de utilizar apenas alimentos ricos em carboidratos nessas refeições, como bolachas, barras de cereais, frutas, coockies, bolos e pães, dê preferência para barras de proteínas ou shakes proteicos (whey protein, caseína, proteína isolada de soja, albumina). A indústria de alimentos, em breve, estará lançando no mercado opções mais práticas, como bolachas proteicas, pães proteicos, balas de goma proteicas, ou seja, será muito mais fácil ajustar o programa alimentar com essas opções.
Não elimine totalmente as gorduras da sua alimentação!
Pela simples associação da ingestão de gorduras e acúmulo de gordura corporal, muitas pessoas têm quase fobia a esse nutriente. Mas as gorduras são muito importantes na alimentação, e não podem ser totalmente evitadas. Vale lembrar os benefícios da ingestão de gorduras monoinsaturadas (azeite de oliva extra virgem, abacate, nozes, amendoim, castanhas) e gorduras poli-insaturadas ômega 3 (sardinha, salmão, linhaça). Até mesmo a pequena quantidade de gorduras saturadas (presentes nas carnes, mesmo magras) também tem a sua importância. A questão está no adequado equilíbrio.

Ingira alimentos fonte de vitaminas, sais minerais e fibras!
Fibras e vitaminas fazem a diferença
Considero como obrigação com nossa saúde, a ingestão de legumes e verduras, excelentes fontes de vitaminas, sais minerais, antioxidantes e fibras. As frutas, também possuem esses nutrientes, mas são mais ricas em carboidratos. Portanto, não podem ser consumidas sem controle. Elas devem ser vistas como alimentos fonte de carboidratos, ou seja, podem ser consumidas em alguns momentos do dia, moderadamente. Tanto para legumes e verduras, como para frutas, a preferência pelos orgânicos é sempre uma boa pedida, devido aos malefícios de pesticidas e agrotóxicos para nossa saúde.

Não se esqueça da ingestão de água!
Beba bastante água
Já me deparei com pessoas seguindo religiosamente um programa dietético e de treinamento, mas que não estavam tendo sucesso pela simples inadequação na ingestão de água. Procurem ingerir pelo menos entre 100 e 200 ml a cada hora, aumentando para entre 500 ml e 1000 ml a cada hora de exercício. Quando o objetivo é perda de gordura corporal, use sempre água pura durante o exercício, nunca ingerindo bebidas isotônicas, pois estas possuem açúcares em sua composição, reduzindo a eficácia do exercício na utilização de gordura como fonte de energia. 

E quanto aos suplementos queimadores de gordura?
No tópico referente à ingestão de proteínas, já apresentei a suplementação alimentar como uma ótima opção para adequar as refeições em que a ingestão de alimentos proteicos fica limitada. Barras proteicas, caseína, proteína isolada de soja, whey protein, albumina, aminoácido líquido, dentre outros são ótimas opções para compor o programa alimentar do indivíduo com sobrepeso ou obesidade. Venho tendo grandes resultados com o uso da caseína, pois esse pó proteico apresenta uma lenta absorção pelo organismo, proporcionando uma ótima sensação de saciedade. O que não ocorre quando se utiliza frutas, barras de cereais ou bolachas nas refeições intermediárias. No momento do exercício, o uso de alguns aminoácidos com ação anti-catabólica pode reduzir a perda de massa muscular, principalmente quando a dieta é mais restrita em calorias. Merecem destaque os BCAAs e a glutamina. Sua ingestão antes, durante e após o exercício tem apresentado resultados muito favoráveis, em dosagens entre dois e cinco gramas de BCAAS acompanhada de cinco a dez gramas de glutamina. Antes de atividades aeróbicas, o uso entre 2000 e 3000 mg de L-carnitina associado com 100 a 200 mg de cafeína, tem apresentado bons resultados na maior mobilização de gordura corporal como fonte energética. Pholianegra, ioimbina, colina, cromo, entre outros, possuem sua eficácia. Mas posso garantir que não farão nenhum milagre se o estilo de vida não for modificado. Ou seja, considerar o horário da atividade física como se fosse uma reunião no trabalho, e as cinco ou seis refeições diárias como momentos que não podem ser negligenciados de forma alguma, são fundamentais para o alcance de bons resultados.
E os finais de semana? Posso comer o que eu quiser e gostar?
Não chute o balde no findi!
Muito cuidado com isso! Sempre recomendo para que o indivíduo se deixe levar pela dieta, independentemente do dia da semana. Acumule créditos consigo mesmo para que em uma situação de comemoração, festas, reunião com amigos e familiares, você possa comer o que quiser sem maiores culpas! Mas garanto que após várias semanas controlando a alimentação, você não se sentirá confortável ingerindo alimentos ricos em açúcares e gorduras. Isso se chama reeducação alimentar! Retirado do site do Rodolfo Peres

#FICADICA: PARA O OBESO, O MAIS IMPORTANTE NÃO É SIMPLESMENTE PERDER PESO CORPORAL. MAS SIM TER DE VOLTA SUA AUTOESTIMA, MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA E A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO E TAREFAS DIÁRIAS. ACREDITO QUE NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, PODE SER MAIS IMPORTANTE DO QUE NOSSO BEM ESTAR.
O que você está esperando? Viva em dieta, viva melhor!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Saliva pode detectar doenças

Converse com o seu médico
A saliva pode dar pistas importantes sobre diversos problemas de saúde. Os fluidos orais, embora menosprezados por grande parte dos dentistas, podem sugerir quadros depressivos, diabetes, anemias, cirrose, artrite e doenças autoimunes. Esta é a conclusão de um estudo apresentado durante o 8º European Symposium of Saliva, na holanda pela periodontista Denise Falcão. O teste de saliva é simples e leva uns 15 minutos. O problema é que vários dentistas não sabem aplicá-lo. Basta ter um medidor digital de pH, uma pipeta graduada, um tímer e um espessímetro. Não são equipamentos caros. Para um diagnóstico preciso são pedidos, pelo médico, exames complementares. É uma forma de detectar, por exemplo, a Síndrome de Sjögren, que tem caráter autoimune e acomete sobretudo mulheres. "Trata-se de uma destruição dos canais lacrimares e das glândumlas salivares que podemos detectar pela escassez de saliva e lágrimas.
Boca seca: fique atento!
Além de "roubar" o paladar e o sabor dos alimentos, a boca seca compromete sua saúde oral; a saliva contribui para a eliminação de algumas bactérias e diminui a acidez da boca. A boca seca pode causar mau hálito, lábios, lábios ressecados, dor de garganta, alteração no paladar, dificuldade na fala, dificuldade de engolir alimentos, e principalmente,  aumento de cáries e inflamações gengivais. O uso de alguns medicamentos, a respiração bucal e a presença de doenças podem causar a secura da boca. Ela pode evoluir para lesões, feridas bucais mais severas e favorecer a perda dos  dentes. Para estimular a salivação, o cirurgião-dentista  Rodrigo Bueno de Moraes indica consumir alimentos que estimulam o fluxo de saliva e refrescam o hálito. São eles: Rúcula, agrião, aspargos, jiló, hortelã, maça, pera. Mastigar bem os alimentos, o que ajuda na digestão; aumentar a ingestão diária de líquidos, principalmente chá de hortelã, erva doce, boldo e carqueja, além dos sucos de frutas. Parar de fumar, de ingerir bebidas alcoólicas e usar drogas também estão entre as  dicas, além de evitar o consumo de doces muito caramelizados, como frutas em calda, balas de goma e coco e geleias. 
Atenção aos sintomas!
A boca e suas estruturas têm sido alvo de atenção especial da comunidade médica. atualmente já se relaciona problemas bucais até com dores na coluna cervical. Mastigação insuficiente e alimentos muito moles, restaurações malfeitas nos dentes e mordidas erradas estão entre os vilões. Retirado do Jornal Correio do Povo de 21/10/12
#FICADICA: FAÇA REGULARMENTE A REVISÃO DA SUA SAÚDE! QUALQUER PATOLOGIA QUANTO MAIS CEDO FOR DETECTADA, MAIORES AS CHANCES DE SEREM SOLUCIONADAS. NÃO BRINQUE COM SUA SAÚDE!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Leitura: O poder da paciência

Boa tarde prezado leitor! Achei oportuno trazer essa leitura no dia de hoje! Espero que você possa apreciar esse livro que tive acesso graças a uma amiga e professora da universidade que estudo. Infelizmente não consegui encontrar para download. Caso você se interesse, a livraria Saraiva tem por apenas R$ 12,00
"Quando conto que estou escrevendo um livro sobre paciência, as pessoas me pedem enfaticamente: ‘Preciso disso!’ Nunca se precisou tanto de paciência quanto agora, e nunca o estoque esteve tão baixo." - M. J. Ryan
O trabalho se avoluma numa velocidade assustadora. A agitação das grandes cidades nos deixa exasperados. O telefone celular não pára de tocar. A aceleração do mundo nos deixa estressados e, muitas vezes, infelizes. Mais do que nunca precisamos de paciência! Em O poder da paciência, você encontrará várias dicas para diminuir o ritmo, relaxar e encarar a rotina de uma forma mais tranquila. A paciência nos ajuda a aproveitar ao máximo nossos talentos, a administrar a raiva, a crescer no amor e a usufruir o prazer de cada momento. Utilizando exemplos de situações comuns do dia a dia, M. J. Ryan estimula a reflexão sobre nossos hábitos e sentimentos. E ensina que a impaciência envenena a alma, muitas vezes nos tornando pessoas grosseiras e mal-humoradas. Já a paciência, uma das virtudes mais ignoradas nos dias de hoje, é uma das formas mais eficientes para eliminar os estados de tensão e irritação.
Tenha paciência
Aprenda aqui as atitudes que estimulam a paciência. Se você acredita que cada experiência é uma oportunidade de aprendizagem, que é melhor buscar a solução para um problema do que se desvencilhar dele, se reconhece que existem várias maneiras de atingir um objetivo, sua paciência irá crescer juntamente com a sua felicidade.Cheio de citações inspiradoras, histórias estimulantes e da sabedoria daqueles que já atingiram seu objetivo, este livro mostra que a paciência é um hábito e, como tal, deve ser cultivado e exercitado. Só ela é capaz de nos colocar em sintonia com a natureza, conectados ao momento presente e mais focados em nossos verdadeiros desejos.O poder da paciência é um maravilhoso presente que podemos dar a nós mesmos.
"Eu estava apressada, terminando um trabalho, quando meu computador falhou. Pouco antes de perceber minha impaciência aumentando, me ouvi dizer: ‘Não vou ter tempo’. Assim que essas palavras surgiram, minha agitação física aumentou, o coração bateu mais rápido e a respiração ficou ofegante. Mas uma parte do meu cérebro notou que era isso o que eu sempre dizia antes de ficar impaciente. Todas as vezes, este pensamento desencadeava a mesma reação: agitação e medo.
Abaixo agora um breve resumo sobre as razões que levaram o autor a escrever o presente livro
Eu detestava essas sensações de pânico. Por isso, um dia resolvi dizer a mim mesma que eu tinha todo o tempo de que precisava, mesmo que fosse interrompida várias vezes. Tinha todo o tempo para chegar a um lugar, mesmo que ficasse presa no trânsito. Tinha todo o tempo para preparar o jantar, mesmo que o assado queimasse.Para minha surpresa, a frase funcionou como um amuleto. Sobretudo, descobri que de fato eu tinha todo o tempo de que precisava. A afirmação passou a funcionar tão bem que parecia mágica, como se o tempo aumentasse ou diminuísse de acordo com a minha atitude em relação a ele.
Comecei a perceber que o hábito de nos amedrontarmos com a idéia de não termos tempo diminui expressivamente nossa eficiência e nossa capacidade de atuação. Na verdade, quanto mais conseguimos nos manter tranqüilos quando estamos sob pressão, mais capacidade temos de agir, porque estamos usando a parte racional da nossa mente para nos ajudar.
Pense nisso!
Usando esse método de autoconvencimento, mudei de atitude de tal maneira que as pessoas começaram a me perguntar qual era o meu segredo. Compartilhei minha estratégia e outros começaram a usá-la com sucesso.Faça essa experiência. Durante uma semana, observe o que acontece se você disser a si mesmo que tem tempo suficiente. A sua vida ficou mais calma, mais feliz? Mais produtiva? Se isso funcionar, ótimo! Você acabou de descobrir uma maneira de produzir mais e sentir menos estresse." - M. J. Ryan

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Lesões por esforços repetitivos


LER e DORT são as siglas, respectivamente, para Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Estas lesões causam alterações na estruturas de músculos, nervos e tendões, especialmente nos membros superiores, e englobam cerca de 30 doenças como bursite, tendinite, mialgias, síndrome do túnel do carpo e tenossinovite. Relacionadas (na grande maioria dos casos) às profissões. Elas causam dores, desconfortos e até lesões permanentes e afastamento do trabalho.
Cuide especialmente destes pontos.
 O QUE CAUSA?
LER e DORT são consequências do excesso de uso do sistema musculoesquelético, que acontece quando há postura incorreta, repetição de atividades e movimentos e uso excessivo de força. "Estes hábitos podem obstruir a circulação sanguínea alterando a irrigação de estruturas importantes como nervos e artérias. Quando isso acontece, ocorre uma fibrose que desencadeia processos inflamatórios nos músculos. Estas inflamações causam dor difusa ou intensa, formigamento, falta de sensibilidade e comprometem os movimentos" explica a fisioterapeuta Anne Caroline Oliveira. Nos casos mais graves podem levar a processos infecciosos, deformidades como cistos, inchaços e perda de força.
O AMBIENTE DE TRABALHO
Faça pausas regulares.
Segundo o Instituto Nacional de Prevenção às LER/DORT, estas lesões são a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. Além disso, o problema atinge o profissional no auge de sua produtividade, uma vez que tem maior incidência na faixa etária de 30 a 40 anos. As mulheres são mais atingidas. Mobiliário não adaptado, repetição das atividades, falta de organização e cobrança por produtividade são alguns dos fatores que levam o profissional a desenvolver o problema.
COMO EVITAR? A melhor maneira de evitar as LER/DORT é apostando nos benefícios da ergonomia, que é o estudo da relação entre o homem e seu ambiente de trabalho. Isto inclui ter atenção a postura, fazer pausas quando houver necessidade de fazer movimentos repetitivos, alongar-se e fazer exercícios específicos para punhos e braços, ter um ambiente de trabalho organizado, mobiliário adequado e evitar carga horária excessiva. "O condicionamento físico também é importante, uma vez que pessoas sedentárias estão mais propensas às lesões" completa Anne Caroline.
TRATAMENTOS
Dicas de alongamentos
Os tratamentos dependem do estágio das lesões. Eles envolvem o médico e o fisioterapeuta e podem incluir exercícios terapêuticos, imobilizações, uso de anti-inflamatórios, e nos casos mais severos, cirurgia. Além disso, hidroterapia, shiatsu e acupuntura também podem ajudar, assim como exercícios físicos. Eles liberam endorfinas que reduzem a dor e melhoram o estado geral do paciente. Retirado do site.
#FICADICA: MANTENHA O MONITOR DO COMPUTADOR NA LINHA DOS OLHOS, POSICIONE OS COTOVELOS ADEQUADAMENTE PARA USAR O TECLADO, USE MOUSEPAD COM APOIO PARA PUNHO, EVITE SENTAR OU CRUZAR AS PERNAS. ALÉM DISSO, OBSERVE SE A ALTURA DA CADEIRA, ENCONSTO E DESCANÇO DE PÉS ESTÃO APROPRIADOS. FAÇA INTERVALOS DE 10 MINUTOS A CADA 50 TRABALHADOS, NESSE MOMENTO MOVIMENTO PESCOSO, BRAÇOS, PERNAS PARA ATIVAR A CIRCULAÇÃO!


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

X Congresso de PNL

De 25 a 27 de outubro no RJ
Saudações galera! Com muita satisfação que trago pra vocês essa postagem de hoje! Será bem breve, mas importante pra mim! Ano passado tive a oportunidade de participar da IX edição. Lá, pude pude conhecer muitos profissionais que fazem uso desta ferramenta em sua "profissão de origem" como engenheiros, médicos, pedagogos, entre outros. Eles uniram sua profissão a PNL. Disse a mim mesmo que estaria presente na próxima edição e estarei. Ela se realizará na cidade maravilhosa, ou seja, Rio de Janeiro e terá duração de 3 dias. Ele iniciará no dia 25 de outubro (quinta-feira) no Pré-Congresso com a Judith DeLozier que é uma das co-criadoras juntamente com John Grinner e Richard Bandler a quarenta anos atrás. Hoje já estamos na terceira geração. Elá ministrará seu workshop durante a quinta-feira e também a manhã e a tarde de sexta. O Congresso que contará com vários palestrantes na sexta a noite e também no sábado, quando se encerra.Se você quer conhecer mais sobre essa poderosa ferramenta recomendo que você faça suas malas e embarque pra lá! Tenho certeza absoluta que será uma linda viagem.

Conheça abaixo um pouco mais sobre a evolução da PNL:
A 1ª geração focava na mente cognitiva, nossas capacidades e estratégias para o sucesso.
A 2ª geração focava mais no corpo ou experiência somática e também no que acontece entre duas pessoas em termos de relacionamento. As duas primeiras gerações foram mais focadas na resolução de problemas.
A 3ª geração da PNL foca nos campos criados entre pessoas ou sistemas. Está mais focada nos níveis de identidade, missão, visão e mudanças e transformações generativas. Cada nova geração da PNL transcende e inclui a anterior. 
O curso tem como objetivo integrar a mente cognitiva, somática e do campo, trazendo símbolos e arquétipos para melhorar e enriquecer a nossa compreensão da PNL. E ainda: Potencializar o jogo interno (inner game), criando o estado C.O.A.C.H. (centrado, aberto, presente, conectado e acolhedor)
Criar estratégias para prosperar, ir além e não apenas sobreviver; fortalecer nossa essência com energias arquetípicas e a matriz de identidade, mudar crenças limitantes que nos impedem de alcançar a excelência, desenvolver estratégias para acolher sentimentos difíceis, fortalecer a presença e a consciência corporal.
Mais informações do congresso:
Clique aqui para conhecer a programação completa.
Clique aqui para conhecer o currículo dos palestrantes.
Clique aqui e saiba o endereço do evento.
Clique aqui e tenha acesso a outras informações.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Benefícios do cavalo na saúde

Equoterapia transforma vidas!
Olá querido seguidor do Blog, tudo bem com você? Espero que sim! Estou aqui mais uma vez para trazer meu assunto semanal! Graças a contribuição da minha amiga Lu Bortolini. Ela pesquisou e sintetizou o texto que vem a seguir. Obrigado pela matéria, algumas centenas de pessoas irão se apropriar deste conhecimento. Descubra a seguir, como essa incrível técnica pode ajudar inúmeras pessoas.
 Andar a cavalo deixou de ser, pura e simplesmente, um prazer ou um meio de locomoção. Hoje, essa prática tão antiga também que é usada como terapia no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência ou de necessidades especiais e se você ler este artigo com atenção, perceberá que é terapêutico para qualquer um de nós. Os benefícios ao usuário do método, conhecido como Equoterapia, não são apenas físicos, mas também psicológicos, educativos e sociais.De acordo com especialistas no assunto, o cavalo, ao se deslocar, realiza um movimento semelhante à marcha humana, ou seja: o centro gravitacional do cavalo é deslocado tridimensionalmente, com a marcha, num movimento semelhante à bacia pélvica humana. A correspondência entre os movimentos, humano e eqüino é tal que a diferença entre um e outro é menor que 5%. Essa semelhança pode ajudar pacientes com lesões no cérebro, fornecendo imagens cerebrais seqüenciais e impulsos importantes para aprender ou reaprender a andar. Além disso, o cavalo passa três ondas vibratórias simultaneamente (para cima e para baixo, para um lado e outro e para frente e para trás), o que faz dele uma “máquina terapêutica” que nenhum outro método consegue imitar. Um dos grandes motivadores da terapia é a inversão de papéis, considerando que o paciente é o protagonista do tratamento, tendo como parceiro o cavalo, e o terapeuta é um simples mediador. Outra vantagem da Equoterapia é o biorritmo do cavalo e o movimento rítmico-balançante, que estimulam o metabolismo, regulam o tônus e melhoram os sistemas cardiovascular e respiratório. Já o movimento e a mudança de equilíbrio constante pedem uma adaptação incessante do próprio equilíbrio, fortalecendo a musculatura e a coordenação. Assim, a integração sensoriomotora e a consciência do próprio corpo são melhoradas. Os resultados da prática de equoterapia são, geralmente, o maior controle dos reflexos, equilíbrio de tronco e cabeça e correção de postura. As pessoas com musculatura supercontraída adquirem flexibilidade e as que possuem pouco tônus muscular são fortalecidas. 
Acelera a recuperação! 
A interação do praticante da Equoterapia com o cavalo desenvolve, ainda, novas formas de socialização, auto-confiança e auto-estima. Para a criança, o cavalo é como um grande brinquedo de pelúcia que, entretanto, é de difícil manuseio e impõe respeito. O calor, o cheiro adocicado, a docilidade do corpo e o movimento rítmico do animal remetem a pessoa aos primeiros contatos com a mãe e à maneira como foi transportada e cuidada por ela. Assim, a criança portadora de deficiência tem o apoio e o amparo de que necessita para se desenvolver.A técnica, exige profissionais hábeis, para que a Equoterapia seja aproveitada de maneira segura e correta.
Indicações
A Equoterapia é indicada para tratamento de casos de paralisia cerebral, acidentes vasculares cerebrais, traumas crânio-encefálicos, atrasos maturativos, formas psiquiátricas de psicoses infantis, estados marginais como autismo, Síndrome de Down e dependência química. O método também pode ser usado para aliviar ou eliminar problemas de estresse, depressão, dificuldades no aprendizado, na coordenação motora, timidez e deficiências físicas, entre outros.
O início
A.N.Equoterapia
Embora o cavalo já tenha sido utilizado com fins terapêuticos por Hipócrates, na Grécia Antiga, e a equitação tenha sido recomendada pelos antigos médicos gregos, os tratamentos com Equoterapia tiveram início somente nos anos 30, na Alemanha, como alternativa para a cura de várias doenças. Os estudos sobre a Equoterapia tinham se iniciado no século anterior, quando médicos parisienses começaram a pesquisar o assunto, motivados pelos ensinamentos da Grécia Antiga. Há mais de três décadas, a Equoterapia ganhou notoriedade com as observações do médico alemão Rider. Vítima de um acidente vascular cerebral que o deixou semiparalisado, ele notou que a prática de andar a cavalo contribuía para a sua recuperação. Um dos impulsos para a disseminação da técnica foi a Segunda Guerra Mundial. Com ela, houve uma renascença da Equoterapia, que foi usada em mutilados pela guerra, pois muitos deles tinham sido excelentes cavaleiros. A técnica se difundiu e começou a ser utilizada em todo o mundo. No Brasil, a terapia começou a ser aplicada em meados dos anos 80, e teve grande aceitação, sendo que há hoje várias clínicas especializadas em Equoterapia, embora somente em 1997 o Conselho Regional de Medicina tenha admitido a terapia como método de tratamento válido no país. 
Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos
#FICADICA: SE VOCÊ SABE ALGUÉM QUE POSSA SE BENEFICIAR COM A  EQUOTERPIA, INDIQUE. COM CERTEZA A VELOCIDADE DE RECUPERAÇÃO / DESENVOLVIMENTO SERÁ MUITO MAIS RÁPIDA E PRAZEROSA. AJUDE A QUEM PRECISA! MAIS INFORMAÇÕES NO SITE OFICIAL.

sábado, 6 de outubro de 2012

Sugestão de leitura: Introdução a PNL

O universo em
suas mãos!
Saudações novamente! Hoje teremos mais uma sugestão de leitura. Particularmente, já queria ter recomendado antes, mas achei que precisava sugerir alguns livros mais 'básicos' com essa temática. Diferente de O corpo fala e Desvendando os segredos da linguagem corporal, anteriormente sugeridos,  esses livros mencionados, são bem básicos nesta temática de observação de outras pessoas. A sugestão de hoje que é Introdução a Programação NeuroLinguística é um livro de John Seymor e Joseph O'Connor, autores bastante conceituados nessa neste assunto, o desenvolveram no ano de 1995. O presente livro é uma espécie de "manual" onde existe um passo a passo de algumas das principais técnicas da PNL como por exemplo: Rapport, Pré-suposições básicas,Ancoragem, Reestruturação em 6 passos, Swish, Squash visual, Cura rápida de fobia, Metamodelo de linguagem, Modelo de Milton, entre outros. Este livro é muito interessante e vai te ajudar a conseguir conquistar tudo o que você quiser! Se você já teve acesso ou pretende realizar o curso básico de formação em PNL que é o Practitioner, recomendo de verdade que você passe os olhos nesse livro para ter uma ideia do que é possível conquistar com técnicas as apropriadas.
Esse curso é apenas o começo!
A neurolinguistica estuda a estrutura subjetiva e o funcionamento cerebral oferecendo técnicas de mudança em busca do sucesso e uma melhor qualidade de vida. Pressupõe que entendendo o funcionamento mental é possível modificar fisiologicamente e comportamentalmente um evento problema num ato de sucesso e superação. É uma descoberta da psicologia aplicada que descreve de forma simples o que as pessoas de sucesso fazem para atingir esse estado de excelência. Este é um livro introdutório e acessível a todos. Ele possuí aproximadamente 300 páginas e você poderá usa-lo para consultas sempre que necessário! Atualmente é possível encontrar em qualquer grande livraria por aproximadamente cinquenta reais!
#FICADICA: ESSE FOI UM DOS MEUS PRIMEIROS LIVROS SOBRE O ASSUNTO, COM CERTEZA ELE FEZ UMA DIFERENÇA ENORME NA MINHA VIDA. ESPERO QUE VOCÊ PERMITA QUE ELE FAÇA O MESMO NA SUA! UMA BOA LEITURA!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Doação de sangue: Agradecimento

Faça o bem todos os dias!
Olá amigo leitor que acompanha semanalmente as postagens! Gostaria de dizer que VOCÊ e somente VOCÊ é a razão do meu empenho em levar o pouco de conhecimento e informação que adquiri ao longo dos meus vinte e poucos anos! Estou aqui hoje pois é um dia muito, muito especial! Por isso, gostaria de dividir essa alegria como você. A aproximadamente 1 ano e 3 meses tinha início o blog VEMSAÚDE! De lá pra cá, adquiri mais experiência e consegui conciliar o que tenho de ideais e também o que traz você aqui, dessa forma procuro sempre trazer postagens atuais e interessantes! A razão dessa postagem ser tão especial pra mim se da por duas razões, sendo que a primeira é que acabo de superar a marca de 20.000 acessos! 
Volte sempre! :)
A segunda e não menos importante é que fazer aproximadamente três meses que realizei a Doação de sangue coletiva. Campanha que organizei para reunir voluntários para comemorar meu aniversário. Queria com isso sensibilizar meus amigos e conhecidos. Minha surpresa é que até pessoas que eu não conhecia aderiram a campanha. Além de que algumas pessoas irão 'copiar' a 'minha ideia' e reproduzir nos seus aniversários também. Devo frisar que eu achei a ideia muito legal de um colega de faculdade Gabriel Merlin e resolvi fazer o mesmo!
Como o objetivo era reunir o maior número de pessoas para irem até o banco de sangue fazer uma doação coletiva, única e exclusivamente com o objetivo de ajudar o próximo! Quero aqui registrar os meus MAIS SINCEROS AGRADECIMENTOS!  Todos que participaram, divulgaram e abraçaram minha proposta. Sintan-se fortemente abraçados e beijados! 
Obrigado do fundo do meu coração!
É com muito carinho que presto essa pequena homenagem a todos que de alguma forma contribuíram para que isso fosse possível. Citarei o nome de todos que eu me lembrar! Por favor perdoe-me se o seu não estiver aqui no primeiro momento! Mande-me uma mensagem por facebook, twitter, e-mail, telefone.. Qualquer coisa, pois faço questão que fique eternamente registrado!
Obrigado do fundo do meu coração!
Lu Sant Anna, Karina Rodeghiero, Patrick Rodeghiero, Priscila, Rodeghiero, Claudia Fontoura, Fábio Breyer, Bianca Santos, Sid Ferreira, Heloisa Rossi, Fernanda Stern, Thalissa Grimaldi, Vitor Guimarães, "Junior Unit'

Números da campanha:
Total de doares: 21 pessoas
Pessoas que doaram pela primeira vez: 13 pessoas
Pessoas que irão copiar no seu aniversário: 3 pessoas
Pessoas de outros estados: 2 pessoas
Obrigado do fundo do meu coração!
#FICADICA: ANO QUE VEM TEM MAIS... AGUARDE INOVAÇÕES!