quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Estratégias para aumento de massa muscular 1/2

Saudações querido seguidor do portal VEMSAÚDE! Essa matéria é muito interessante e irei disponibilizar pra você que está em busca do aumento de massa muscular de qualidade. Se esse é o seu caso, assim como o meu, com certeza você irá ter grandes aprendizados e isso irá fazer com que você possa identificar como melhorar seu programa de ganho de massa muscular. Em virtude do volume de informações será dividido em duas partes sendo que a primeira está a seguir. Desejo a você uma excelente leitura e uma reflexão intensa sobre as informações!
O aumento expressivo da massa muscular só é possível quando existe sinergia entre o treinamento, o descanso, a alimentação e uma suplementação nutricional adequada (se necessário). Quando apenas um destes fatores não está adequado, sem dúvida, o processo de hipertrofia muscular será prejudicado.
A hipertrofia ocorre apenas a partir do saldo de síntese protéica, ou seja, quando a síntese de proteínas excede a degradação protéica. Para maximizar o ganho de massa muscular, é necessário otimizar os fatores que promovam a síntese e diminuam a degradação protéica. Um grande número de potenciais fatores pode influenciar as alterações induzidas pelo exercício sobre o metabolismo protéico muscular, incluindo tipo, intensidade, freqüência e duração do exercício, fatores hormonais, duração do período de recuperação pós-exercício de força e ingestão dietética. A ausência de uma ingestão alimentar adequada mantém a síntese protéica negativa, mesmo com a presença do exercício de força. Estima-se que em torno de 60-70% do sucesso em um programa de treinamento dependa da alimentação. Portanto, este artigo apresenta várias estratégias nutricionais que não podem ser negligenciadas quando se tem por objetivo o aumento da massa muscular. São estratégias fundamentadas em anos de experiência atuando com bodybuilders de alto nível. Os adeptos deste esporte são ótimos parâmetros, pois buscam a condição máxima de apresentação física em simetria, densidade, volume e definição muscular. Eles estão para o nosso trabalho com indivíduos freqüentadores de academia não atletas, como a Fórmula 1 está para a indústria automobilística. Ou seja, podemos utilizar as mesmas estratégias/princípios, logicamente com as devidas proporções.
Estabeleça objetivos factíveis!
Primeiramente deve-se ter ampla consciência que sem o uso de drogas anabólicas nocivas à saúde, é praticamente impossível um ganho em massa isenta de gordura superior a dois quilos em um mês. Vale mencionar também que conforme o indivíduo torna-se cada vez mais adaptado ao treinamento, a evolução torna-se mais lenta.
Atenção com sua ingestão calórica!
Um dos erros mais comuns é ingerir a mesma quantidade ou até menos calorias do que se gasta, ficando com um déficit energético considerável. Essa prática certamente impedirá o processo de hipertrofia. Não se esqueça que a capacidade do músculo de formar novas proteínas musculares depende não só da oferta de aminoácidos da dieta, mas também da ingestão energética. O equilíbrio energético positivo é importante na resposta imunológica e na liberação hormonal. Para proporcionar um adequado ganho de massa muscular, deve-se ingerir em torno de 500 calorias acima do gasto energético por dia. Ou seja, se o indivíduo possui um gasto energético de 3000 calorias/dia, necessita ingerir pelo menos em torno de 3500 calorias para obter um processo anabólico. Existem alguns indivíduos/atletas que utilizam uma ingestão calórica bem mais elevada. No entanto, o risco de ocorrer um indesejável acúmulo de gordura corporal é grande.
Procure crescer sempre com qualidade!
Nas décadas de 1980 e 1990, era comum indivíduos que buscavam o ganho de massa muscular preocuparem-se em aumentar muito o peso corporal, ingerindo uma enorme quantidade de calorias. Essa prática provocava um aumento muito grande no tecido adiposo. Após atingir o peso desejado, iniciava-se o processo de perda de gordura. Porém, com o passar do tempo, observou-se que essa não era a forma mais inteligente, pois, na fase de definição, boa parte da massa muscular conquistada com árduo sacrifício, era rapidamente perdida.Antes de começar qualquer trabalho, para os mais gordinhos, recomenda-se diminuir o excesso de gordura corporal antes de se iniciar um processo para aumento de massa muscular. Nesse período, o indivíduo deve preocupar-se não somente com o aumento da massa magra, mas também em evitar o acúmulo de tecido gorduroso, para garantir uma fase de definição mais curta e menos árdua. Quanto menor e menos intenso for o período de definição muscular, menores as chances de perda de massa magra.
Faça um fracionamento correto das refeições!
Sabe-se que a alimentação causa um substancial aumento na síntese protéica e uma pequena inibição na degradação, o que resulta em um acréscimo de proteína muscular. Todavia, a resposta anabólica da alimentação é transitória, e dentro de algumas horas após o término da refeição, ou após um período de jejum, há a reversão desses dois processos (degradação > síntese). Desse modo, o ideal seria manter uma média entre cinco e sete refeições diárias, alimentando-se a cada 2,5 - 3 horas, visando garantir um contínuo estado anabólico.
Mantenha a ingestão de proteínas adequada em todas as refeições!
O músculo esquelético possui em torno de 50% da proteína corporal total. Seus dois componentes dominantes são a água e a proteína, na razão de aproximadamente 4:1. A proteína corporal está em constante reciclagem, com síntese de novas proteínas e degradação de antigas proteínas. As mudanças que ocorrem na massa muscular refletem alterações nas taxas de síntese e degradação protéica corporal. Quando há maior disponibilidade de aminoácidos livres, ocorre ativação das taxas de síntese protéica. Porém, à medida que essa disponibilidade cai, o organismo passa a usar as proteínas estruturais, ativando as taxas de degradação protéica.A quantidade protéica necessária para o indivíduo que treina com alto volume e/ou intensidade deve ser oferecida durante todo o dia, devendo ser distribuída em todas as refeições. Essas proteínas devem oferecer, sobretudo, aminoácidos essenciais (proteínas de alto valor biológico) para que sejam utilizadas no crescimento muscular. Alimentos como aves, carne bovina magra, peixes, lacticínios desprovidos de gordura e ovos devem fazer parte de todas as refeições diárias. Quando houver impossibilidade da utilização de um desses alimentos, seja por dificuldade de transporte e/ou falta de tempo, recorrer a suplementos protéicos pode ser uma boa medida.
Isso não significa que a hipertrofia muscular somente será obtida com a ingestão de uma quantidade exacerbada de proteínas. Recomenda-se em torno de dois gramas de proteína para cada quilo de peso corporal. Um indivíduo com 90 kg deveria ingerir em torno de 180 gramas de proteínas ao dia. Esta quantidade seria suficiente para aqueles indivíduos mais prudentes/inteligentes que ficam distantes de qualquer droga anabólica. Sem dúvida, o uso dessas drogas otimiza muito a síntese protéica, tornando necessária uma ingestão protéica bem mais elevada.
Tenha um bom equilíbrio de todos os nutrientes!
Muitos indivíduos ainda preocupam-se somente com a ingestão protéica, esquecendo da importância dos outros nutrientes. A dieta deve conter quantidades adequadas de proteínas, carboidratos e lipídios, variando de acordo com características individuais e fase do treinamento. Outro grande erro é negligenciar a ingestão de micronutrientes (vitaminas e sais minerais). A deficiência de uma vitamina ou de um sal mineral na dieta pode interferir diretamente no ganho de massa muscular, mesmo que a dieta contenha quantidades adequadas de macronutrientes. Portanto, nunca deixe de lado as frutas, verduras e legumes.
Se alimente corretamente também nos dias de descanso!
Muitas pessoas ainda acham que a dieta deve ser seguida adequadamente somente nos dias em que houver treinamento com pesos. No entanto, não se deve esquecer que a degradação protéica dos grupamentos musculares solicitados durante o exercício de força permanece elevada por até 24 horas, e a síntese protéica muscular permanece acima dos valores basais em média por até 24-36 horas. Ou seja, mesmo nos dias com ausência de treinamento (descanso), ocorre a hipertrofia muscular. O ideal é escolher somente um dia da semana, normalmente aos domingos, para comer o que quiser e gostar (logicamente sem grandes exageros). Nos outros seis dias da semana, a dieta deveria estar o mais próximo do ideal possível.

Acesse aqui a última parte dessa incrível matéria disponibilizada por Roldofo Peres

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Leitura: O cavaleiro preso na armadura

Você vai se identificar
O livro conta a história de um cavaleiro que acaba ficando preso dentro de sua armadura, e se distanciando da família e dos amigos. Com o passar do tempo, tornou-se obstinado pelo trabalho de salvar donzelas indefesas de dragões malvados; para ele a única coisa que importava era o trabalho, para poder manter o seu castelo e sua família sempre abastados. Um dia, sua mulher Juliet, reclama que ele está se tornando um ser ausente em sua família, que o filho Christopher tem como única imagem do pai um retrato na parede. Com isso ordena-lhe que opte entre tirar de uma vez por todas a armadura ou perder sua família, pois ela partiria com o filho para a casa de parentes. O cavaleiro obviamente escolhe a família, mas para assombro seu não consegue livrar-se da armadura. Recorre ao ferreiro do reino, a quem pisa acidentalmente o pé, este irritado desfere-lhe uma marretada em direção a amadura, mas nem mesmo isso foi capaz de ferir o cavaleiro ou mesmo desmanchar a armadura de aço, que sequer arranhou-se. Desesperado, a nossa personagem recorre à ajuda do mago Merlin, que vive num bosque distante. Merlin o resolve ajudar. Depois de ter suas forças reestabelecidas pela ajuda do mago, de Esquilo e Rebecca, o cavaleiro pergunta a Merlin como se livrar da armadura de aço em que se encontrava preso, o mago então diz que só há um meio: percorrer a Trilha da Verdade, um caminho árduo e cheio de desafios pessoais. Durante a trajetória, o cavaleiro tem de passar por três castelos: o do Silêncio, do Conhecimento e por fim o Castelo da Vontade e da Ousadia. Em cada um desses castelos ele vai refletindo cada vez mais sobre sua vida e permitindo que seus sentimentos fluam. Á medida que vai se autoconhecendo e tornando-se mais afetuoso, sua armadura vai se desmanchando.
Liberte-se!
O final do livro, nosso personagem aprende uma valiosa lição: de que o bem maior que ele poderia ter não são os bens materiais, mas sim sua família, seus amigos, e o amor próprio. De que não se deve apegar a coisas superficiais. Ao final, descobrimos que o tal cavaleiro não era uma pessoa presa na armadura de aço lustroso, mas sim um sentimento: o amor. O livro é realmente espetacular, Fisher encontrou um meio muito criativo, descontraído e gostoso de ensinar uma valiosa lição. O texto desta fábula é puramente filosófico – uma filosofia de vida. Retirado do link

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tabela TACO

A mais confiável!
Olá amigo leitor! Como está este ano de 2013 para você? Já está conseguido por em prática algumas das suas metas para o presente ano? Espero que esteja, assim como eu!Você já deve ter percebido, mas caso ainda não tenha vou lhe abrir os olhos, pois, o BLOG está de cara e roupa nova! Isso mesmo, algumas alterações estéticas foram realizadas nele. Juntamente com isso a partir dos próximos meses teremos outros tipos de alterações também... Mas isso você saberá mais adiante. Espero que tenha ficado satisfeito com mudança. Algumas vezes é difícil lidar com ela, mas muitas vezes tudo acaba fazendo sentido e enchergamos que foram para o bem!
Gostaria de mais uma vez trazer para vocês uma matéria interessante e importante. Por isso aceitei a sugestão de um amigo (Patrik Rocha) e resolvi dividir com vocês uma das minhas fontes de consulta. A tabela TACO é uma ferramenta muito utilizada pelos nutricionicistas, nutrólogos e pessoas curiosas, como é meu caso a fim de conhecer mais sobre as características dos alimentos que ingerimos diariamente. Trata-se de uma fonte totalmente confiável onde podemos buscar desde simples informações sobre tipo de macronutriênte presente (Carboidrátos, proteínas e gorduras) como quantidade de água, sódio, magnésio, ferro, cálcio, entre outros micro nutrientes. Essa tabela muitas vezes usadas como fonte de consulta na montagem de programa alimentares é a fonte de informação mais segura que se tem disponível na minha opinião. Por isso, se você quer aprender mais sobre isso, pode acessa-lá clicando aqui e fazendo o download para o seu computador. Abaixo teremos uma descrição mais detalhada da mesma.
TACO 
O conhecimento da composição dos alimentos consumidos no Brasil é fundamental para o alcance da segurança alimentar no país. Tabelas de composição de alimentos são pilares básicos para educação nutricional, controle da qualidade e segurança dos alimentos, avaliação e adequação da ingestão de nutrientes de indivíduos ou populações. Por meio delas, autoridades de saúde pública podem estabelecer metas nutricionais e guias alimentares que levem a uma dieta mais saudável. Ao mesmo tempo que, forneçam subsídios aos pesquisadores de estudos epidemiológicos que relacionam a dieta com os riscos de doenças ou profissionais que necessitam destas informações para fins clínicos, estes dados podem orientar a agricultura e as indústrias de alimentos no desenvolvimento de novos produtos e apoiar políticas de proteção ao meio ambiente e da biodiversidade. São necessárias também para a rotulagem nutricional a fim de auxiliar consumidores na escolha dos alimentos. Adicionalmente, em um mercado altamente globalizado e competitivo, dados sobre composição de alimentos servem para incentivar a comercialização nacional e internacional de alimentos.
Conheça o que você come!
Dados sobre a composição de alimentos consumidos nas diferentes regiões do Brasil fornecem elementos básicos para ações de orientação nutricional baseada em princípios de desenvolvimento local e diversificação da alimentação, em contraposição à massificação de uma dieta monótona e desequilibrada.
Para evitar decisões ou conclusões equivocadas, as tabelas de composição de alimentos precisam ser confiáveis, atualizadas e o mais completas possíveis. O projeto TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), coordenado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da UNICAMP e com financiamento do Ministério da Saúde – MS e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à FOME – MDS é uma iniciativa para proporcionar dados de um grande número de nutrientes em alimentos nacionais e regionais obtidos por meio de amostragem representativa e análises realizadas por laboratórios com competência analítica comprovada por estudos interlaboratoriais, segundo critérios internacionais.Os avanços nas metodologias analíticas, o melhoramento genético tradicional ou moderno de vegetais e animais, as mudanças de hábito da população e os constantes lançamentos de novos produtos no mercado fazem com que a construção de um banco de dados seja um processo dinâmico e contínuo.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Leitura: Transformação Essencial


Bem vindo de novo querido leitor que acompanha nosso blog. Recomeçando as sugestões de leitura neste ano de 2013 trago para vocês um livro que tive acesso a mais de um ano. Acho ele um pouco técnico de mais para quem não está acostumado com a linguagem de PNL, mas também ele é bastante explicativo. Por isso, caso você não tenha tido muito contato com essa ciência, não se incomode pois os autores Connirea e Tamara Andreas são bastante tranquilos e explicam os exercícios passo a passo. O livro foi desenvolvido a partir dos seminários por eles prestados! Com certeza, se esse tipo de livro interessam a você será muito prazeroso poder aprender com esses renomados autores.
O livro Transformação Essencial ("Core Transformation" em inglês), que tem sua base nos princípios e técnicas da PNL, mas com conotações espirituais.A autora conta na introdução que não se interessava por este campo, por considerá-lo fora de sua alçada e que seu objetivo era criar um processo que fosse fundo na essência da experiência e produzisse resultados eficientes em todos os níveis. Procurou pessoas com limitações que vinham há anos tentando mudá-las. Relata que viu-se diante de um processo que foi muito além de seu objetivo inicial, que a descoberta dos estados essenciais que se encontram no âmago de todas as pessoas transformou sua percepção da natureza espiritual que há dentro de cada um.
Este livro foi escrito de modo que o processo de Transformação Essencial possa ser utilizado por qualquer pessoa consigo mesmo, não sendo necessário o conhecimento de PNL. Por isso na primeira parte, denominada "Como mapear o território" estão explicados os conhecimentos básicos para que o processo possa ser executado por leigos. O capítulo quatro apresenta os cinco estados essenciais, a natureza da fonte interior, que são: Ser; Paz Interior; Amor; Sensação de Bem-Estar; e Unicidade. O livro apresenta várias transcrições da aplicação do processo de forma que em cada novo relato há um aprofundamento da técnica, com o acréscimo de novos passos, por exemplo, o trabalho com objeções, ou a integração do processo, ou a reimpressão do estado essencial na linha de tempo. Cada relato de caso trabalhado é seguido por um capítulo onde é explicada a estrutura do processo, etapa por etapa. O livro tem o cuidado de deixar cada fase bem clara ao leitor, desde a identificação do que se quer modificar, até a fase final onde se percebem os sinais não verbais da mudança.
Para o praticante de PNL é interessante observar de que maneira as autoras utilizam a linguagem ao conduzir a pessoa durante os processos, muito pode ser percebido e aprendido pelo leitor atento que não está explícito. Finalmente é publicado um livro na área de PNL que não é apenas mais uma variação do tema dos livros básicos com a visão particular do novo autor. Este livro descreve uma nova técnica ou processo, como chama a autora, que parece ser capaz de levar as pessoas a resolverem suas limitações vivenciando a experiência essencial. Retirado do portal do Golfinho PNL

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Emagrecendo com saúde

Emagreça com saúde
Este artigo é mais que um guia básico de instruções para se chegar a um peso saudável, é também uma ponte entre o meu trabalho diário e você que está se dedicando nesta leitura e que possivelmente busque, assim como muitas pessoas, perder uns quilinhos. Aqueles que estão acima do peso já estão cansados de informações duvidosas e das imposições repressivas que lhe são feitas, como dietas onde só se comem frutas ácidas por muitos dias, dietas com restrições alimentares conforme tipo sanguíneo ou tipo de lua, por exemplo. A maioria dos indivíduos com sobrepeso e obesidade já recorreram a tratamentos milagrosos que não levaram senão à perda de somente alguns gramas e ainda deixaram um saldo triste: uma fome insuportável e um humor negativo para convívio. Meus clientes são capazes de emagrecer de repente por simples critérios de combinações dos alimentos. Vale ressaltar que ser gordo ou magro é uma decisão muito pessoal, e eu não sou o juiz desta questão. O que eu quero aqui é ajudar da melhor forma as pessoas que buscam incansavelmente o emagrecimento e a cada dia estão mais obesas. Sempre enfatizo em minhas consultas que o excesso de peso é a maior causa de mortes na atualidade direta ou indiretamente, matando mais do que todas as doenças juntas. É importante lembrar que a obesidade não é uma doença, e sim a causa de muitas. Segue abaixo os itens do guia para você seguir e atingir um peso saudável de uma forma segura e sem a utilização de medicamentos.
CAFÉ DA MANHÃ: Durante a noite, o organismo fica um longo período em jejum. Por isso, a primeira refeição da manhã deve ser rica em nutrientes que reponham as energias e abasteçam seu corpo, como carboidratos, gorduras, proteínas e fibras, para que ele funcione bem ao longo do dia. OBS: Escolha um item de cada grupo e varie seu cardápio. GRUPO 1 – pão integral; aveia em flocos; batata doce assada. GRUPO 2 – queijo cottage; queijo quark; requeijão light ou zero. GRUPO 3 – banana; mamão papaia; uva; melão; melancia; abacaxi. GRUPO 4 – Whey Protein; Caseina Miccelar; leite de soja light; colágeno hidrolisado.
Proteína: A amiga do músculo
ALMOÇO: Metade do dia já se foi, no almoço não é necessário ingerir tanto carboidrato quanto no café da manhã. Já as proteínas e as fibras devem estar presentes em maior quantidade para garantir saciedade até na hora do lanche e evitar que você devore tudo o que encontrar pela frente antes do jantar. GRUPO 1 – carne vermelha magra; peito, coxa ou sobrecoxa de frango sem pele; filé de peixe – ASSADO, COZIDO OU GRELHADO. GRUPO 2 – arroz integral; macarrão integral; aipim; batata doce. GRUPO 3 – verduras à vontade e legumes com moderação. GRUPO 4 – feijão; lentilha; grão de bico; soja em grãos.
JANTAR: No jantar, seu metabolismo já está mais lento. Por isso, o ideal é ingerir alimentos de fácil absorção, como as carnes brancas, por exemplo. Diminua o consumo de carboidratos e invista nas proteínas magras para que não haja desconforto gástrico nem excesso de calorias, que serão queimadas com mais dificuldade e podem ser armazenadas na forma de gordura. GRUPO 1 – peito, coxa ou sobrecoxa de frango sem pele; peixe; claras de ovo; atum ou sardinha sem óleo. GRUPO 2 – arroz integral; macarrão integral; aipim; batata doce. GRUPO 3 – verduras à vontade e legumes com moderação. 
Importante fonte de micronutrientes
IMPORTANTE 1: Para manter a saúde e a forma em dia não basta apenas cuidar do que coloca no prato durante as refeições. É essencial comer alguma coisa a cada três ou quatro horas em média, evitando desta forma que a pessoa fique com muita fome e compense na próxima vez que sentar à mesa, e ainda mantém o metabolismo funcionando normalmente. Se permanecermos muito tempo em jejum, o corpo entende que está passando por um período de racionamento e, por isso, precisa estocar energia. O resultado? Você acaba engordando. Frutas, iogurtes, castanhas, barras de cereal e proteína são algumas opções.
IMPORTANTE 2: Quem pratica atividade física precisa nestes dias reforçar o cardápio com porções extras de carboidratos e proteínas. O carboidrato dá energia e participa da contração e da recuperação muscular, por isso seu consumo é indicado antes e depois do treino. Logo após a atividade física é preciso comer alguma fonte de proteína. Ela é fundamental para a recuperação e construção dos tecidos corporais, entre eles os músculos.
IMPORTANTE 3: A utilização de qualquer suplemento, mesmo sendo natural, com o objetivo de potencializar o emagrecimento ou reduzir a flacidez deve ser prescrita por um nutricionista. Consulte um profissional da sua confiança para que consiga ter um plano alimentar adaptado as suas necessidades diárias! Só assim você conseguirá saber as quantidades exatas a serem consumidas de cada grupo de alimentos! Por Osvaldo Neto

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Dedicatória a você


ALGUMA VEZES, PESSOAS PRÓXIMAS DE VOCÊ DIRÃO PARA DESISTIR;
TALVEZ DIGAM PARA IR COM CALMA
OU TALVEZ, PARA NÃO SONHAR TÃO GRANDE;
 

ACHANDO, QUE VOCÊ É COMO ELAS
QUE DESISTEM AO MENOR SINAL;
QUE QUANDO SE DEPARAM A UM DESÁFIO
ESCOLHEM NÃO ENFRENTAR... 


MAS, VOCÊ SABE, QUE CADA GOTA DE SUOR 
CADA DIA DE CHUVA
CADA SÁBADO OU DOMINGO
CADA REPETIÇÃO A MAIS
OU CADA REFEIÇÃO INVESTIDA
SÃO UM SINAL DE QUE A GLÓRIA
ESTÁ CADA DIA MAIS PERTO;


E VOCÊ SENTE QUE ESTÁ VALENDO A PENA
POIS, O RESULTADO APARECERÁ!


SUA CONVICÇÃO, DEDICAÇÃO, DETERMINAÇÃO, FOCO, PERSEVERANÇA  
SERÃO MUITO IMPORTANTES
DENTRO DE VOCÊ UMA VOZ INCANSÁVEL DIZ:

SE VOCÊ QUISER CHEGAR, VOCÊ CHEGA;
MAS VAI TER QUE QUERER MUITO..
E VOCÊ SE PERGUNTA
SERÁ MESMO QUE EU QUERO?


SE SUA RESPOSTA FOR SIM
ESCOLHA UM CAMINHO COM FÉ
E O SIGA, CUSTE O QUE CUSTAR!


MESMO, QUE TENHAM GALHOS NO CAMINHO
MESMO, QUE TENHAM BURACOS OU SUBIDAS,
MESMO, QUE SEJA DIFÍCIL,
MESMO, QUE VOCÊ AS VEZES SE ESQUEÇA O PORQUE DE TUDO ISSO...
MAIS CEDO OU MAIS A RESPOSTA APARECERÁ!

 

SIGA SUA CAMINHADA, COM FÉ, AMOR, CORAGEM;
VOCÊ NÃO PRECISA VER TODO O CAMINHO
APENAS O PRÓXIMO PASSO!


E VOCÊ SABE O QUE VOCÊ VAI GANHAR COM ISSO??
O SEU MAIS PURO E VERDADEIRO SORRISO QUE BROTARÁ NO SEU ROSTO...


SABE PORQUE?
POR QUÊ VOCÊ É MERECEDOR!
POR QUÊ VOCÊ SE ESFORÇOU
ABRIU MÃO DE MUITAS COISAS POR ISSO!


AGORA SENTE-SE E DESFRUTE DA SUA FELICIDADE
ESCUTE INTERNAMENTE O QUE SUA VOZ TEM A DIZER
PARABÉNS O MÉRITO É TODO SEU
AFINAL VOCÊ FEZ POR MERECER!


E VOCÊ PODE APROVEITAR ESSE MOMENTO
E DIZER MUITO OBRIGADO UNIVERSO!
POR ME DAR MAIS ESTE DIA, COM:


VONTADE
ESPERANÇA
M
OTIVAÇÃO

S
ABEDORIA
AMOR
UNIÃO
DETERMINAÇÃO
EMPENHO


CERTAMENTE COM ISSO
VOCÊ CHEGA LÁ...


BERNARDO STERN CRIADOR DO VEM SAÚDE
DESEJA A VOCÊ UM EXCELENTE INÍCIO DE 2013
COM MUITO SUOR, DEDICAÇÃO E VITÓRIAS!