quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Popeye da vida real

79 cm de braço!
Moustafa Ismail, um 'fisiculturista' egípcio de 24 anos de idade confirmou recentemente o recorde do Guinness para os maiores bíceps do mundo. Seus braços salientes tem bizarros 79 centímetros de diâmetro, a circunferência da cintura da maioria das mulheres adultas. Moustafa é muitas vezes chamado de Popeye da vida real, apesar de não usar espinafre. Você muito provavelmente já deve ter visto aquelas fotos horríveis de correntes de e-mail que mostram fisiculturistas com músculos injetados com Synthol. Não é um hormônio de crescimento, nem um esteróide anabolizante, mas um óleo sintético famoso por dar um aspecto excêntrico, quase de desenhos animados, para os músculos.
Agora, um homem provou que é possível obter os mesmos resultados se você trabalhar duro o suficiente e manter uma dieta rica em proteínas. Moustafa Ismail atualmente vive em Massachusetts, EUA, e puxou ferro religiosamente nos últimos 10 anos, e seus resultados são bem impressionantes, eu diria, bizarros. O homem apelidado de Big Mo começou na musculação como uma forma de manter a forma, mas depois de receber elogios dos colegas entusiastas do fitness sobre o tamanho de seus braços, decidiu dedicar-se a torná-los ainda maiores. Parece que Moustafa atingiu seu objetivo. Agora este Popeye da vida real levanta até 500 quilos e estabeleceu um novo recorde mundial para o maior bíceps. Para manter os braços sempre crescendo, o jovem egípcio consome 3 kg de frango, 1 kg de carne ou peixe e toma três litros de vitamina batida por dia, além de cerca de 7,5 litros de água. Mas, ele observa que a genética também desempenha um papel importante: seu pai, um ex-lutador, também tinha massa muscular impressionante.
E ai, o que você acha?
Moustafa é tão focado em conseguir músculos maiores que ele mesmo mudou toda a sua família para os Estados Unidos, onde tem acesso a equipamentos de treinamento mais avançados. Big Mo passa a maior parte de seu tempo tentando conciliar duas sessões de musculação e seus trabalhos em dois postos de gasolina perto de sua casa, em Massachusetts. Retirado do site.
#FICADICA: Embora já tenha saído há algum tempo essa reportagem na mídia, achei legal trazer para você. Muitas vezes escutamos coisas absurdas em academias de musculação, ginástica, etc. de pessoas muitas vezes mal capacitadas para a função e o resultado pode ser o pior possível. Faça qualquer tipo de intervenção com seu profissional de confiança (personal trainer, nutricionista, fisioterapeuta, médico..) para obter o melhor auxílio possível! Cuide sempre da sua saúde

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Estratégias para aumento de massa muscular 2/2

O segredo é um só!
Um grande salve para você amigo seguidor! Espero que tenha passado bem seu carnaval, com moderação, diversão e tranquilidade. Como prometido, aqui vai a segunda parte da matéria do super nutricionista Rodolfo Peres para aumento de massa muscular.  Falo por experiência própria que se você fizer esse passo a passo juntamente com um treinamento personalizado para você por um profissional atualizado e capacitado para a função e descanso correto, conseguirá atingir seus objetivos! Antes da segunda etapa, gostaria de pedir para responder a pesquisa ao lado direito da tela onde gostaria de saber o seu sexo ( ) masculino ou ( ) feminino para poder direcionar melhor as postagens. Um grande abraço para você e aproveite!
Administre a quantidade e o tipo corretos de carboidratos!
Tenha em mente que existem diferentes tipos de carboidratos, a principal fonte de calorias no organismo. Eles podem ser simples e complexos. Quanto mais complexos, mais demoradamente eles "queimam" e mais eficiente e sustentada será a liberação de energia. Já os carboidratos simples liberam energia rapidamente. Os carboidratos complexos existem em cereais, tubérculos, massas e pães. Já os carboidratos simples estão presentes em frutas e no açúcar de mesa. No entanto, deve-se também considerar sempre o índice glicêmico desses alimentos. Esse índice reflete o impacto que determinado tipo de carboidrato exerce sobre a glicose sanguínea  Salvo na refeição imediatamente após o treinamento, deve-se preferir sempre carboidratos de baixo índice glicêmico. Batata-doce, cará, inhame, pão integral, arroz integral, macarrão integral e aveia, por exemplo, são boas opções. Tanto o excesso, quanto a ausência de carboidratos na dieta, trariam conseqüências indesejáveis. A primeira situação proporcionaria um indesejável acúmulo de gordura e a segunda atrapalharia consideravelmente o ganho de massa magra, além de não ser condizente com a saúde.
Ingira a quantidade correta de gorduras!Ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, em função da má publicidade, a gordura é um macronutriente essencial em nossa dieta. Uma alimentação deficiente em gorduras não é condizente com uma boa saúde, pois elas auxiliam no processo digestivo, transporte de vitaminas lipossolúveis, compõem a estrutura de todas as membranas celulares e ainda são precursores de diversos hormônios. E ainda, diversos estudos comprovam que a ingestão adequada/suplementação de ômega 3 otimiza a hipertrofia muscular. É interessante manter um aporte lipídico entre 15 e 25% das calorias provenientes de toda dieta. Apenas em torno de 1/3 destas deveriam provir de gorduras saturadas, sendo que os 2/3 resultantes deveriam provir de gorduras monoinsaturadas e de gorduras poliinsaturadas.
Não se esqueça das fibras alimentares!
Fibra alimentar é o termo geral para designar os diversos polissacarídeos de carboidratos encontrados nas paredes das células vegetais. Por serem resistentes a enzimas digestivas, eles deixam resíduos no trato digestório. As fibras alimentares são encontradas em duas formas básicas: solúveis e insolúveis em água. As fibras solúveis incluem gomas e pectinas, enquanto as fibras insolúveis são: celulose, hemicelulose e lignina. As fibras insolúveis atravessam todo o trato gastrintestinal sem serem metabolizadas, mas as fibras solúveis podem ser metabolizadas no intestino grosso. Dietas ricas em fibras parecem evitar doenças como câncer de cólon e hemorróidas. Os alimentos à base de trigo e verduras são boas fontes de fibra insolúvel, enquanto aveia, leguminosas, legumes e frutas são excelentes fontes de fibras solúveis. Recomenda-se uma ingestão entre 20 e 30 gramas de fibras diariamente.
Água! Sempre!
Esteja sempre bem hidratado!
A água representa entre 60 e 70% do peso corporal do homem, portanto, é um nutriente de fundamental importância para a vida. Deve-se manter uma ótima ingestão de água durante todo o dia, e não apenas durante a atividade física. A quantidade recomendada depende de fatores individuais e a ingestão deve ser a mais fracionada possível, já que a sede não é um bom indicador de hidratação. Normalmente, quando sentimos sede, significa que nosso organismo está apresentando uma redução em torno de 2% de seus líquidos corporais. Lembramos que a água é o melhor e mais importante diurético existente! Um ótimo aporte hídrico é fundamental para a hipertrofia muscular, além de manter sua saúde.
Não se esqueça dos antioxidantes!
Com objetivo de prevenir o estresse oxidativo, o organismo apresenta um grande número de antioxidantes enzimáticos e não enzimáticos, que previnem a formação das espécies reativas de oxigênio ou são capazes de eliminar tais substâncias. Estudos demonstram que o trabalho muscular intenso gera maiores quantidades de radicais livres de oxigênio, os quais, se não forem devidamente neutralizados, podem iniciar um processo deletério nas células e tecidos, chamado estresse oxidativo. Este pode levar à destruição de lipídios, proteínas e ácidos nucléicos, causando diminuição da performance física, fadiga, estresse muscular e overtraining. Algumas pesquisas indicam que a quantidade fisiológica de antioxidantes pode não ser suficiente para prevenir o estresse oxidativo induzido pelo exercício e que antioxidantes adicionais podem ser necessários para reduzir o estresse oxidativo, o dano muscular e o processo inflamatório.Aqui, podemos destacar a vitamina C e a vitamina E. A administração de antioxidantes, como as vitaminas C e E, podem reduzir a lesão oxidativa causada pelo exercício. O ótimo desenvolvimento muscular não pode ser acompanhado de um estresse oxidativo acentuado, pois criaria situações adversas para o metabolismo celular. Conseqüentemente, cresce a importância da suplementação antioxidante - desde que bem orientada - no sentido de manter íntegras as membranas celulares durante o exercício.
Inclua alimentos funcionais em sua dieta!Atualmente, muito se pesquisa sobre alimentos funcionais, ou seja, aqueles que possuem elementos benéficos à saúde, à capacidade física e ao estado mental, além dos nutrientes básicos de uma alimentação saudável. Podemos citar: vinho tinto, chá verde, molho natural de tomate, alho, oleaginosas, cebola, temperos naturais (manjericão, alecrim, orégano), linhaça e cereais integrais.
Alimente-se antes do treinamento!É conveniente realizar uma refeição sólida em torno de 60 a 90 minutos antes do treinamento. Este período é bem variável, pois enquanto algumas pessoas podem apresentar um ótimo rendimento realizando uma alimentação sólida apenas 30 minutos antes do exercício, para outras essa prática pode ser desastrosa. Portanto, a individualidade sempre deverá ser respeitada. Essa refeição deveria conter uma quantidade adequada de carboidratos complexos e proteínas, além de ser reduzida em fibras, frutose e gorduras. Nesse momento, uma refeição com a quantidade adequada de carboidratos aumenta de forma significativa o conteúdo de glicogênio nos músculos e no fígado, constituindo um importante fator para melhorar o desempenho.
Alimente-se depois do treinamento!Imediatamente após o treinamento, é interessante realizar uma refeição o quanto antes, para auxiliar no processo de recuperação e evitar o catabolismo. Essa prática promoverá melhor perfil hormonal anabólico, diminuição da degradação proteica miofibrilar e rápida ressíntese de glicogênio. A fim de garantir maior praticidade, o uso de suplementos, nesse caso, é bem interessante, pois além da dificuldade de transporte, observa-se em treinamentos mais intensos, o que é conhecido como anorexia pós-esforço, dificultando o processo alimentar.Após um período de no máximo 60 minutos, é interessante realizar uma refeição contendo uma boa quantidade de proteínas de alto valor biológico, carboidratos complexos, e restrita ao máximo em gorduras. Nesse momento, os níveis sanguíneos do hormônio anabólico insulina encontram-se elevados, o que propicia uma ótima absorção dos nutrientes ingeridos.
São várias opções no mercado!

Escolha a melhor suplementação alimentar!Deixemos bem claro que a suplementação alimentar depende exclusivamente da alimentação do indivíduo. Não é possível realizar a prescrição de um suplemento sem antes ter sido realizada uma análise minuciosa sobre a dieta, necessidades nutricionais, treinamento, dados antropométricos, etc. Infelizmente observamos que a maior parte dos suplementos são indicados ao "pé do ouvido", sem o devido controle sobre esses fatores. E mais: normalmente quem faz a prescrição é o próprio dono da loja de suplementos ou algum amigo de academia. É impossível fazermos um ranking dos melhores suplementos alimentares, pois o que pode ser fundamental para alguém, pode ser totalmente desnecessário para outro. Por exemplo, uma pessoa que não possui a menor possibilidade de realizar as refeições intermediárias devido ao montante de trabalho se beneficiaria muito com uma refeição líquida. Já para outra pessoa que possui uma rotina diária tranqüila, o uso de refeições líquidas é desnecessário. No entanto, dois momentos peculiares em que a suplementação realmente é muito interessante para todos aqueles que visam uma hipertrofia muscular (exceto iniciantes), seria antes e após o treinamento. O uso de maltodextrina acompanhado de uma pequena quantidade de whey protein proporcionaria um melhor rendimento associado a um aumento na síntese proteica Para aqueles indivíduos com um nível mais avançado, devido à alta intensidade do treinamento, além de maltodextrina e whey protein, o uso de BCAAs e glutamina parece ser interessante. Ainda para os indivíduos em nível avançado, a inclusão de outros suplementos, tais como o HMB em determinados períodos também pode ser útil. Já imediatamente após o treinamento, recomenda-se o uso de um shake contendo proteínas de rápida absorção (whey protein), além de uma mistura de carboidratos com alto índice glicêmico (dextrose e maltodextrina). Esses valores são variáveis de acordo com cada indivíduo, mas como parâmetro, em torno de 1 grama de carboidratos por kg de peso corporal (50% maltodextrina e 50% dextrose) e 0,5 gramas de proteínas hidrolisadas por kg de peso corporal parece ser o suficiente para garantir uma ótima ressíntese de glicogênio, uma excelente liberação do hormônio anabólico insulina, otimizar a síntese protéica e interromper a proteólise. Em nível avançado, pode-se ainda enriquecer essa solução com BCAAs, glutamina e HMB, dependendo de sua disponibilidade financeira.
CONCLUSÃO
A pergunta mais comum entre os praticantes de musculação é: qual o segredo para aumentar a massa muscular?
A resposta é uma só: conhecimento!
Este artigo teve por objetivo colocá-lo no caminho, pois o processo do conhecimento é uma jornada sem fim. Por isso, que a cada dia aqueles que se engajam em um processo sério de treinamento adquirem corpos cada vez mais perfeitos e os bodybuilders estão cada vez maiores e mais definidos. Procure estar sempre atento e cuidado para não absorver informações sem fundamento. Sempre procure a orientação de um profissional especializado. 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Seja o chefe da sua vida

Nosso estômago, de certa forma, é mais inteligente que o nosso cérebro. Se alimentarmos o estômago com comida estragada, ele não digerirá, mas mandará pelo caminho, não permitindo que entre em nossa corrente sanguínea. O cérebro, no entanto, não é tão inteligente; aceitará e processará todo e qualquer pensamento que ali entrar, não importa se é bom ou mal para nós. Sendo assim, precisamos empregar algumas técnicas conscientes para nos ajudar a diferenciar entre pesamentos que não são bons e benéficos à nossa saúde mental e espiritual, e aqueles que são venenosos e destrutivos. Um dos erros mais comuns que cometemos  é presumir que nossos pensamentos e nós mesmos são uma coisa só; que somos aquilo que pensamos. Cada sentimento que temos é primeiro criado por nossos pensamentos. Na verdade, porém,  os pensamentos as roupas da nossa mente, que podemos vestir e descartar a qualquer hora.
Toda sensação que temos  é criada primeiro pelos nossos pensamentos. Alguns desses pensamentos estão bem escondidos em nosso inconsciente desde a infância. Às vezes vamos a um determinado lugar ou encontramos certa pessoa e sensações de amor ou ódio, felicidade ou tristeza são desencadeadas por nossos pensamentos inconscientes, sem que saibamos os motivos para isso. Em algumas situações mais complexas, o aconselhamento pode ser necessáro para nos permitir desenterrar aquele pensamento oculto, identifica-lo nos livrar dele. Na maioria dos casos, porém, um simples exercício consciente pode nos ajudar a distinguir entre pensamentos que nos ajudam e aqueles que nos prejudicam Quando um pensamento entra em sua mente, antes de "engolir" e começar a "digeri-lo", deixe-o ali e examine-o por um instante. Pergunte a si mesmo: O que esse pensamento está tentando transmitir? Ele encerra uma mensagem positivia ou negativa?É uma ideia  para me encorajar ou desanimar? Como esse pensamento me faz sentir? Feliz ou triste? Satisfeito ou invejoso? Amoroso ou com ódio? Compassivo ou furioso?
Quando um pensamento entrar na sua mente, pense. Está na hora de eu tomar uma decisão consciente: Quero processar e desenvolver essa mensagem, ou simplismente rejeita-lá, deletando-a? Retirado do site
#FICADICA: PRATIQUE REGULARMENTE ESSAS ETAPAS, E SEU CÉREBRO TERMINARÁ FICANDO TÃO INTELIGENTE QUANTO SEU ESTÔMAGO, ATIRANDO FORA QUALQUER PENSAMENTO PREJUDICIAL!

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Leitura: Porque os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor

Boa tarde querido seguidor das nossas postagens! Já estamos em fevereiro, segundo mês do ano! Mês marcado pelo período de férias para muitas pessoas do nosso calendário. Estamos na reta final do verão, muitos já retonarão as suas atividades normais, outros retomarão os estudos de colégio e universidade. Mas uma coisa é certa: O período de carnaval é festa/ descanso para muitas pessoas! No meu caso específico será de treinamento forte! Graças a Deus a academia que eu frequento abrirá normalmente neste período apenas com horário mais restrito! Isso me fez muito feliz, pois, como eu não consumo bebidas alcoólicas tampouco vou para festas/ bailes de carnaval será um período de estudo e treinos. Gostaria muito que esse fosse seu caso também, mas, se você é como a maioria das pessoas que são exatamente o oposto de mim, faça com responsabilidade e cautela.
Mas, se por acaso, sobrar um tempinho, convido você a fazer a leitura deste livro que foi um dos primeiros lí na vida! Ele é uma verdadeira jóia de Allan e Barbara Pease que explica de forma divertida e ilustrativa o porquê de Os homens fazerem sexo e as mulheres fazerem amor! Com certeza você dará muitas risadas e irá compreender um pouco mais desse universo dos pensamentos de homens e mulheres!! Recomendo de verdade você tirar um tempinho, afinal, para sua sorte nem precisará adquirir o mesmo, pois, ele está disponível em versão digital aqui. Basta clicar e ler.
RESUMO
O livro fala de uma maneira divertida sobre as diferenças entre homens e mulheres. Explicando porque as mulheres falam muito, são mais sentimentais, sensitivas, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, como assistir tv, falar ao telefone, cozinhar, e porque os homens tem uma visão mais espacial do mundo, conseguindo manobrar carros facilmente, achar locais em mapas e atrapalham-se tratando de atender a um telefonema com um rádio ligado.Explica a evolução masculina e feminina desde os primórdios ? Onde o homem trazia a comida, caçando, e a mulher cuidava da casa e dos filhos, cozinhando, etc. Fala do homossexualismo tanto masculino como feminino, sendo alterações hormonais, genéticas e remédios que alteram o metabolismo podendo causar transformações. No decorrer do livro encontra-se um teste que mede o grau de masculinidade da mulher, e feminilidade do homem, com perguntas sobre rotina diária, preferências e como agir numa situação.As mulheres desenvolveram o dom de conseguir conciliar várias tarefas ao mesmo tempo com o passar dos séculos, elas sempre desempenharam tarefas múltiplas como cuidar dos filhos, da casa, da alimentação, da roupa. Já os homens eram encarregados da caça, pesca, e aí desenvolveu atividades mais voltadas ao controle do espaço físico. Uma mulher pode achar um fio loiro de cabelo num paletó, mas é capaz de bater o carro ao entrar na garagem. Perder a chave na bolsa e ter que tirar tudo para achar a mesma.
No sexo as mulheres vão para a cama porque gostam do parceiro, os homens vão para a cama porque chegar ao orgasmo é aliviar a carga de estresse, e quando é atingido, geralmente eles viram para o lado e dormem, atitude na qual muitas mulheres reclamam e sentem-se mal por isso, pois o ato sexual para elas é algo que envolve sentimento, sendo diferente deles, ou do jeito que eles deixam a entender pelas atitudes. O livro coloca a necessidade masculina de ter várias mulheres e explica esta atitude como algo que vem de séculos, onde a reprodução e o instinto comandavam a atitude masculina hoje. Quanto mais mulheres eles mantiverem relações melhor. Já não conseguem manter várias relações com a mesma mulher num dia só; mas num dia, conseguem manter várias relações com mulheres diferentes. Já as mulheres não são encarregadas de fecundar, são as fecundadas, então elas não possuem a necessidade de vários parceiros. Então o livro concilia as diferenças entre os sexos, colocando situações divertidas e assim esclarecendo as diferenças entre o homem e a mulher, onde todos tentam igualar os sexos, mostrando que são bem diferentes, mas nada impede de lutar pelos direitos iguais, e também conciliar essas diferenças entendendo o porquê das atitudes esquisitas, desnecessárias, inexplicáveis, facilitando o convívio entre os dois sexos de uma forma saudável, sem dúvidas.