sábado, 30 de julho de 2011

Organizando seu tempo


Em primeiro lugar quando pensamos em otimizar o tempo sugere-se uma rotina. Uma rotina pode ser diferente todos os dias e nem por isso deixará de ser uma rotina. Por exemplo, você pode escolher algum horário do dia para determinar as tarefas para aquele dia ou semana. Eu particularmente gosto de realizar no período noturno após a ceia, antes de me deitar na cama. Evite ir para cama e ficar pensando no dia seguinte pois isso aumentará a sua atividade cerebral dificultando o relaxamento.
Após escrever as minhas atividades a que serão realizadas no dia seguinte faço uma leitura leve. Geralmente algum livro que eu já li. (Ex: O Presente Precioso, O maior vendedor do mundo, Quem mexeu no meu queijo, O livro da bruxa, O homem preso na armadura, A boa sorte) Como eu me lembro da essência da história posso me prender aos detalhes perdidos na primeira leitura. Dessa forma tanto por conta do assunto do livro, quanto pela posição da leitura, as suas pálpebras começaram a pesar cada vez mais e logo pego no sono. Freqüentemente antes de dormir eu relembro tudo que fiz no meu dia dês de que acordei até o momento da reflexão. Isso permite que eu colha todos os aprendizados que tive naquele dia de luta.


Ao acordar, geralmente arrumo rapidamente minha cama pensando nas atividades que tenho a fazer. Preparo meu café da manhã e já calculo quantas refeições devo levar junto comigo ao sair de casa. Com isso eu consigo comer a dose certa sem correr o risco de ser pego pela tentação visual. Sem falar na qualidade do lanche e seu custo baixo. Ao longo do dia evite permanecer por mais que 2h fazendo exatamente a mesma coisa. Para a neurociência
nós adultos deveríamos mudar de atividade a cada 90 minutos. Mudar de atividade pode ser ir até a geladeira tomar água, fazer uma ligação para alguém, descer para olhar a caixa de correspondência. Na linguagem de PNL (Programação Neurolingüistica) chamamos isso de quebra de estado. Veja a importância do que estou dizendo todos os cursos, treinamentos, escolas, dificilmente tem uma atividade superior a este tempo.
 Outra maneira importante de aproveitar ao máximo seu rendimento nas diferentes atividades é você intercalar seus afazeres. Digamos que você precise escrever um e-mail, ler um material, ir até o supermercado, fazer uma ligação telefônica, ir para a academia, fazer uma refeição, etc. O melhor seria você fazer uma que solicite o intelecto e outra o físico. Pense nisso. Ganhe tempo.
#FICADICA: Planeje seu dia pensando que horas vai acordar e dormir. Planeje sua alimentação o que e quantas vezes vai comer, isso garantirá uma refeição mais barata. Escolha alimentos que possam ser transportados com segurança. Planeje suas atividades a serem feitas em casa ou no trabalho. Com isso você poderá usar o tempo durante o deslocamento para realizar algo que precise. Caso precise de ajuda para organizar seu tempo entre em contato comigo pelo bernardors@gmail.com. Será um prazer ajudar!

Sugestões de leitura para antes de dormir:

                   


  
            
Se você gostou desta postagem colabore  clicando +1. Obrigado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário