quarta-feira, 13 de julho de 2011

Respiração

A respiração é um processo na qual a maior parte das vezes nem temos consciência que ela está ocorrendo. Somos formados por células, e cada uma delas precisa de um pouco de ar. Quando fazemos qualquer atividade que movimentem mais grupos musculares a respiração fica mais intensa e profunda. Fica claro de perceber quando uma pessoa está com déficit respiratório, pois seus pulmões se expandem visivelmente e o ritmo respiratório fica aumentado.
Músculos da respiração
Isso acontece pois o organismo percebe que está faltando oxigênio e lança na corrente sanguínea hormônios para compensar esse desequilíbrio. A respiração pode ter ênfase pulmonar ou diafragmática. O que difere é a posição para onde direcionamos o ar, ao respirarmos.  Uma respiração completa certamente usará  toda a capacidade de armazenamento. Tire um minuto para analisar a sua, poucos segundos bastam. Experimente agora, sente-se com as costas eretas sobre os Ísquios (quadril alinhado) e puxe todo ar pelo nariz e solte pela boca, repita o processo 3x. Provavelmente agora você identificou a sua. As vezes a postura corporal nos impede de realizarmos uma respiração que gere uma troca gasosa eficiente. Uma respiração superficial gerará déficit respiratório, obrigado o cérebro a liberar substancias que aumentem a captação de oxigênio. Com freqüência pessoas ansiosas não respiram direito. Permanecendo neste círculo vicioso.Para perceber como isso acontece, experimente deitar-se decúbito dorsal (barriga para cima) e coloque suas mãos sobre a barriga. Imagine que você quer encostar o umbigo no chão. Faça a respiração completa (puxar pelo nariz e soltar pela boca) com força. Provavelmente ao fazer isso você sentira alguns músculos sendo contraído. Muitas pessoas talvez nunca tenham acionado essa musculatura.
A vantagem de se trabalhar essa musculatura é que ela é a base de sustentação no nosso corpo, do nosso equilíbrio. Ao realizar a inspiração (puxar o ar) pelo nariz e a expiração (soltar o ar) pela boca com pressão, você irá trabalhar todos os músculos abdominais e também os paravertebrais. Ao exercitar essa musculatura você terá mais estabilidade, mais resistência para realizar bem suas AVD’s (Atividades de vida diárias). De toda forma o ideal é evitar a Manobra Valsalva. Ela é caracterizada pela suspensão temporária da respiração. Muitas pessoas fazem de forma equivocada durante exercícios muito intenso. O bloqueio temporário da respiração causará o aumento da sua P.A. (Pressão arterial), obrigado seu coração a trabalhar mais e de forma mais intensa. E o pior, sem trazer nenhum benefício.
#FICADICA: Respire profundamente tanto durante o exercício quanto em situações comuns de stress do seu dia-a-dia. Ao inspirar e expirar por completo você eliminará os resíduos acumulados na corrente sanguínea  dessa forma garantidamente você vai se sentir melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário