
Desenvolvimento Cognitivo: aprendizagem dos conceitos (Ex: em cima, em baixo, do lado, as cores, regras, etc.). Comunicam-se formando estratégias, percebem e articulam pensamentos.
Desenvolvimento Afetivo: objetivos atitudinais, aspectos psicológicos, emocionais e comportamentais. Aprendizagem de valores e atitudes gerais;
Desenvolvimento Motor: são aspectos procedimentais, como a criança vai realizar determinadas tarefas. Aprendizagem das habilidades motoras, capacidades físicas e coordenativas. Este último se dá por intermédio do movimento. Este oferece conteúdos e saberes culturais que servem de estratégia para alcançarem o desenvolvimento integral das crianças. Para facilitar estes aspectos, é preciso a sistematização dos planejamentos dos programas de atividade física infantil. Realizados num ambiente onde se promove a criatividade com segurança, respeito com amor, organização com disciplina, amizade com solidariedade, construindo autoconfiança e auto-estima. Incentivando a interação positiva do grupo com atividades motivadoras, recreativas, socializantes, criativas e inovadoras.
A ginástica para crianças
A ginástica tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimento do seu próprio corpo, dos movimentos e dos seus limites. As atividades são desenvolvidas em um ambientes com ou sem o uso de materiais. Quando estes são utilizados devem ser seguros e atrativos para crianças. Assim, elas podem vivenciar e explorar melhor seus movimentos naturais como locomoção (correr, saltar, girar) manipulação (lançar, pegar, quicar) e equilíbrio (balançar, girar, pendurar-se). Eles se encantam desenvolvendo alegria e o gosto pela movimentação. A ginástica infantil é desenvolvida com atividades psicomotoras, exercícios de formação corporal, acrobáticos e ritmos. Utilizam-se também os movimentos de base de ginástica artística, rítmica, aeróbica e dança. Retirado de Fitness Maganize 100% Esporte, nº 20

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