sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Leitura: O presente precioso

Querido leitor, resolvi deixar essa linda metáfora para que nós pensemos neste final de semana. Se me permiti lhe dar uma sugestão reserve apenas 30 minutos para e procure ler em voz alta! Sua compreensão será muito melhor. Desejo-lhe uma excelente leitura.

O PRESENTE PRECIOSO

Era uma vez um menino... que ouviu um velho falar.
E assim começou a descobrir O Presente Precioso.

- É um presente porque é uma dádiva - explicou o velho satisfeito.
- E é precioso porque aquele que recebe um presente assim é feliz para sempre.
- Puxa! - exclamou o garoto. - Espero que alguém me dê O Presente Precioso. Talvez eu ganhe no Natal.
O menino saiu para brincar. E o velho sorriu.
Ele gostava de ver o menino brincar. Contemplava o sorriso em seu rosto e o ouvia rir, balançando de uma árvore.
O menino era feliz.
Uma alegria de se ver.
O velho também gostava de observar o menino trabalhar.
E levantava cedo na manhã de Sábado para ver o menino cortar a grama lá no outro lado da rua.
O menino até assobiava enquanto trabalhava.
O menino era feliz, não importava o que fizesse.
Uma alegria de se contemplar.
Quando pensava nas palavras que o velho lhe dissera, o menino achava que entendia.
Tudo sabia de presentes.
Como a bicicleta que ganhou de aniversário e os presentes debaixo da árvore na manhã de Natal. Mas pensando mais e mais, o menino descobriu.
A alegria dos brinquedos nunca dura para sempre.
E o menino se sentiu inquieto.
- O que é então O Presente Precioso? O que pode me fazer feliz para sempre?
Era difícil até imaginar a resposta.
E o menino foi ao velho indagar.
- O Presente é um anel mágico? Ponho no dedo e faço os meus sonhos serem verdade?
- Não - respondeu o velho.
* O Presente Precioso nada tem a ver com sonhos. *
O menino foi crescendo e não parou de pensar. Procurou o velho outra vez.
- O Presente Precioso é um tapete voador? Um tapete em que subirei para ir aonde quiser?
- Não - respondeu o velho calmamente.
* Quando tiver o Presente Precioso você se sentirá contente de estar onde está. *
O menino se tornara agora um rapaz e sentia-se um pouco bobo de perguntar.Mas ainda se sentia inquieto.E começou a perceber que não conseguia o que queria.
- O Presente Precioso é um tesouro escondido? Talvez moedas de ouro enterradas por piratas há muito tempo?
- Não, meu rapaz - disse-lhe o velho. - Não é isso.
* A riqueza é rara, é verdade, mas... o valor do presente só provém dele mesmo. *
O rapaz pensou por um momento. E depois se aborreceu.
- Você me disse uma vez que quem recebe tal presente seria feliz para sempre. Nunca recebi tal presente em menino.
- Acho que não está compreendendo- respondeu o velho.
* Você já conhece o Presente Precioso.
Você já sabe onde encontrá-lo.E já sabe como pode fazê-lo feliz.
E conheceu melhor quando era um menino.
Apenas esqueceu. * O rapaz se afastou, pôs-se a pensar.
Mas o tempo foi passando, ele sentiu-se frustrado, finalmente furioso. acabou procurando o velho mais uma vez.

- Se quer me fazer feliz - gritou bem alto o rapaz - por que não me conta agora o que é O Presente Precioso?
- E onde vai encontrá-lo? - rebateu o velho.
- Isso também - insistiu o rapaz.
- Eu bem que gostaria, meu rapaz, mas não tenho esse poder. Ninguém o tem.
- Só você tem o poder de se fazer feliz - explicou o velho.
- Só você.
* O Presente Precioso não é uma coisa que alguém lhe dê.

É um presente que você dá a si mesmo. *
O rapaz estava confuso, mas determinado.
Resolveu descobrir O Presente Precioso por si mesmo. E assim...
Arrumou as malas. E partiu de onde estava. E foi a outros lugares.
À procura do Presente Precioso.
Depois de muitos anos cheios de frustração, o homem se cansou de buscar O Presente Precioso. Ele havia lido todos os últimos livros.E procurado nos jornais de negócios.E procurado no espelho.E nos rostos das outras pessoas.
Queria tanto descobrir O Presente Precioso que tudo fizera em sua busca. Por ele procurara no alto das montanhas, e em cavernas escuras e frias.E procurara também em selvas densas e úmidas.
E no fundo dos mares.
Mas tudo fora em vão. A busca angustiante deixou-o esgotado. E até caiu doente algumas vezes.
Mas não sabia por que.O homem voltou, cansado, para o lado do velho.O velho ficou feliz. Riam muito, juntos.O homem gostava da companhia do velho. Sentia-se feliz na sua presença. 
pensou que isso acontecia porque o velho era feliz consigo mesmo.
Não que a vida do velho fosse livre de problemas. Ele parecia não ter muito dinheiro. E estava sozinho quase sempre. Não havia mesmo motivo aparente para que ele fosse mais feliz e mais saudável que a maioria das pessoas.Mas feliz ele era. E também os que a seu lado ficavam.
- Por que é tão bom estar em sua companhia? Por que? E o homem ficou imaginando.
Depois de muitos anos, o homem voltou a perguntar, a insistir na questão.Era agora muito infeliz e quase sempre doente. Precisava conversar bastante com o velho.
Mas o velho estava muito, muito velho. E veio o momento em que não mais falou. A sábia voz não mais se podia ouvir.O homem estava sozinho.
No início ficou triste pela perda do amigo. E depois sentiu medo. Muito medo.
Tinha medo de nunca descobrir como poderia ser feliz. Até que...O homem acabou por aceitar o que sempre fora verdadeiro.
Era o único que podia encontrar a própria felicidade. O homem infeliz recordou o que lhe dissera o velho feliz tantos anos antes.
Por mais que tentasse, porém, não pôde descobrir... Tentou compreender o que ouvira.

* O Presente nada tem a ver com sonhos...
Quando tiver o presente você se sentirá contente de estar onde está...O valor do presente só provém de si mesmo...
Presente não é uma coisa que alguém lhe dê... É um presente que você dá a si mesmo... *
O homem infeliz cansara agora de procurar O Presente Precioso.
E estava tão cansado de tentar, que simplesmente parou de tentar.
E foi então que aconteceu!
Ele não sabia por que aconteceu, quando aconteceu.
Apenas... Aconteceu! Ele compreendeu que O Presente Precioso era apenas isso:O PRESENTE
Não o passado, nem o futuro, mas O PRESENTE PRECIOSO
E num instante o homem foi feliz.
Compreendeu que estava no Presente Precioso. Ergueu as mãos, triunfante, para o ar fresco. Estava alegre...
Por um momento... Mas depois, tão depressa quanto descobrira, deixou a alegria do momento presente se evaporar.E devagar baixou as mãos, tocou a testa, franziu o rosto.O homem estava infeliz - novamente.
- Por que não percebi o óbvio há tanto tempo? Por que perdi tantos momentos preciosos?
- Por que levei tanto tempo para viver no presente?
E se lembrando das inúteis viagens ao redor do mundo em sua busca do Presente Precioso, ele pensava em quanta felicidade perdera.
Não experimentara o que cada momento e cada lugar tinham a oferecer. Perdera muita coisa. E sentiu-se triste.O homem continuou a censurar a si mesmo. E depois viu o que fazia.
Compreendeu que estava preso na culpa pelo seu passado. E quando se apercebeu de sua infelicidade e que estava no passado.
Ele voltou ao momento presente.
E foi feliz.
Mas depois o homem começou a se preocupar com o futuro.
- Poderei conhecer a alegria de viver no Presente Precioso amanhã?
Mas logo ele entendeu que estava vivendo o futuro e riu - de si mesmo.Ele ouviu o que sabia agora.
E percebeu a sabedoria de sua própria voz.
* É bom para mim pensar sobre o passado e aprender com meu passado
Mas não é bom para mim estar no passado
Pois é assim que perco o meu eu. * Também é bom pensar sobre o futuro e me preparar para o futuroMas não é bom para mim estar no futuro Pois é assim também que perco o meu eu. * E quando perco o meu eu perco o que é mais precioso para mim. *Era tão simples. E agora ele percebia.O presente o abrigava.
Mas o homem sabia que não seria fácil.
Aprender a estar no presente era um processo que teria de viver muitas e muitas vezes... uma depois da outra... até que se tornasse parte dele.
Agora ele sabia por que gostava tanto da companhia do velho.
O velho estava totalmente presente quando se achava com o homem mais moço.O velho não ficava pensando sobre outra coisa ou desenjado estar em outro lugar.
Estava plenamente presente.
E era tão bom estar com uma pessoa assim. O homem sorriu de si mesmo, como o velho costumava sorrir.
Ele sabia.
* Posso escolher ser feliz agora ou posso tentar ser feliz quando.. ou se.. *
O homem escolheu AGORA!
E agora o homem era feliz. Sentiu-se em paz consigo mesmo.
Concordou em saborear cada momento da vida... o aparentemente bom e o aparentemente mau... Mesmo que não compreendesse. Pela primeira vez em sua vida, não tinha importância.
Ele aceitava cada um dos seus momentos preciosos neste planeta como uma dádiva.
* Sei que algumas pessoas escolhem receber O Presente Precioso quando são jovens. Outras na meia-idade. E algumas quando estão muito velhas.
E há pessoas, tristemente, que nunca o fazem.
Posso escolher receber O Presente Precioso sempre que eu quiser. * E ali sentado, a pensar, o homem sentiu-se afortunado.
Era quem ele era onde estava.
E agora ele sabia!
Seria sempre quem ele era onde estava. Ele escutou outra vez os seus pensamentos.
* O presente é o que é.
E é valioso. Mesmo que eu não saiba por quê.
Já é justamente como deveria ser. Quando eu vejo o presente, aceito o presente e experimento o presente.Estou bem. E estou feliz. * A dor é apenas a diferença entre O que é E O que eu quero que seja. * Quando me sinto culpado por meu passado imperfeito,Ou me sinto ansioso por meu futuro desconhecido,
Eu não vivo no presente.
Sinto dor. E me faço doente. E sou infeliz. * Meu passado foi presente.
E meu futuro será o presente.O momento presente é a única realidade que eu experimento. * Enquanto eu continuar a permanecer no presente,
Sou feliz por toda a vida:
Porque toda a vida é sempre presente. * O presente é simplesmente Quem eu sou Apenas como eu sou... Agora.
E é precioso. * Eu sou precioso. * Eu sou O Presente Precioso. *
Era como se ele pudesse ouvir o velho falando. E o homem sorriu. E o sorriso aumentou. E ele riu.
Sentiu uma intensa alegria.
Sabia que estava escutando, não ao velho...
Mas a si mesmo!
Era bom estar consigo mesmo - apenas do jeito como era.Ele sentiu que sabia bastante.
Sentiu que tinha bastante.Sentiu que era bastante.Agora.Ele encontrara finalmente O Presente Precioso.E estava completamente feliz.
Varias décadas depois...
O homem se tornara um velho feliz, próspero e saudável.
E um dia uma menina foi falar com ele. Ela gostava de ouvir "o velho", como o chamava.Era uma companhia divertida.
Havia alguma coisa especial no velho. Mas ela não sabia o que era.
E um dia a menina começou a escutar o velho de verdade.
Sentiu algo importante em sua voz serena. Ele parecia muito feliz.
A menina não podia entender por quê.
- Como alguém tão velho pode ser tão feliz?
Ela perguntou e o velho explicou por quê.E de repente a menina deu um salto e gritou com grande alegria!Enquanto ela saía correndo para brincar, o velho sorriu. Pois ouvira o que ela dissera... -Puxa! - exclamou a menina. 
- Espero que algum dia alguém me dê...
Se você gostou desta postagem colabore  clicando +1. Obrigado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário