quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Saliva pode detectar doenças

Converse com o seu médico
A saliva pode dar pistas importantes sobre diversos problemas de saúde. Os fluidos orais, embora menosprezados por grande parte dos dentistas, podem sugerir quadros depressivos, diabetes, anemias, cirrose, artrite e doenças autoimunes. Esta é a conclusão de um estudo apresentado durante o 8º European Symposium of Saliva, na holanda pela periodontista Denise Falcão. O teste de saliva é simples e leva uns 15 minutos. O problema é que vários dentistas não sabem aplicá-lo. Basta ter um medidor digital de pH, uma pipeta graduada, um tímer e um espessímetro. Não são equipamentos caros. Para um diagnóstico preciso são pedidos, pelo médico, exames complementares. É uma forma de detectar, por exemplo, a Síndrome de Sjögren, que tem caráter autoimune e acomete sobretudo mulheres. "Trata-se de uma destruição dos canais lacrimares e das glândumlas salivares que podemos detectar pela escassez de saliva e lágrimas.
Boca seca: fique atento!
Além de "roubar" o paladar e o sabor dos alimentos, a boca seca compromete sua saúde oral; a saliva contribui para a eliminação de algumas bactérias e diminui a acidez da boca. A boca seca pode causar mau hálito, lábios, lábios ressecados, dor de garganta, alteração no paladar, dificuldade na fala, dificuldade de engolir alimentos, e principalmente,  aumento de cáries e inflamações gengivais. O uso de alguns medicamentos, a respiração bucal e a presença de doenças podem causar a secura da boca. Ela pode evoluir para lesões, feridas bucais mais severas e favorecer a perda dos  dentes. Para estimular a salivação, o cirurgião-dentista  Rodrigo Bueno de Moraes indica consumir alimentos que estimulam o fluxo de saliva e refrescam o hálito. São eles: Rúcula, agrião, aspargos, jiló, hortelã, maça, pera. Mastigar bem os alimentos, o que ajuda na digestão; aumentar a ingestão diária de líquidos, principalmente chá de hortelã, erva doce, boldo e carqueja, além dos sucos de frutas. Parar de fumar, de ingerir bebidas alcoólicas e usar drogas também estão entre as  dicas, além de evitar o consumo de doces muito caramelizados, como frutas em calda, balas de goma e coco e geleias. 
Atenção aos sintomas!
A boca e suas estruturas têm sido alvo de atenção especial da comunidade médica. atualmente já se relaciona problemas bucais até com dores na coluna cervical. Mastigação insuficiente e alimentos muito moles, restaurações malfeitas nos dentes e mordidas erradas estão entre os vilões. Retirado do Jornal Correio do Povo de 21/10/12
#FICADICA: FAÇA REGULARMENTE A REVISÃO DA SUA SAÚDE! QUALQUER PATOLOGIA QUANTO MAIS CEDO FOR DETECTADA, MAIORES AS CHANCES DE SEREM SOLUCIONADAS. NÃO BRINQUE COM SUA SAÚDE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário